Az Infinitum - Sistema de Referência e Indexação de Azulejo
É uma plataforma online, em permanente actualização, que inventaria, cataloga e documenta o património em azulejo produzido ou aplicado em Portugal até à actualidade.
Objectivos?
Conhecer, estudar, divulgar e proteger o património azulejar nacional!
O projeto resulta de uma parceria entre o ARTIS [Grupo Az], o Museu Nacional do Azulejo e a empresa Sistemas do Futuro.
Guia de Inventário de Azulejo in situ
Resultante do trabalho de inventário efectuado desde 2009 pela Rede e Museu Nacional do Azulejo, e que tem expressão no Az Infinitum, este guia (também com a colaboração do IHRU/SIPA) pretende contribuir para uma uniformização da linguagem com o objectivo de integrar e articular entre si os diversos inventários de azulejo.
Versão em PDF para download: Guia de Inventário de Azulejo in situ [5,43 MB]
Cronologia do azulejo produzido e/ou aplicado em Portugal
Integra exemplos de aplicação in situ de revestimentos parietais de padrão, figurativos e ornamentais, que testemunham o carácter arquitectónico destas aplicações e as distinguem das aplicações conhecidas noutros países europeus. Estão também presentes as múltiplas influências que o azulejo português incorporou e reinterpretou ao longo destes já mais de cinco séculos de uso. Esta síntese evidencia ainda as citações contínuas de gosto, técnicas e motivos de épocas anteriores, num diálogo contínuo entre passado e presente que tanto marca a história da azulejaria portuguesa.
ZOTERO | bibliografia sobre azulejo
Grupo desenvolvido por Az - Rede de Investigação em Azulejo.
ORION - Plataforma de Colecionadores e Coleções de Obras de Arte em Portugal
[brevemente disponível]
Esta plataforma tem por objetivo agregar e registar dados referentes a colecionadores e coleções de obras de arte em Portugal, nos séculos XIX e XX. Em termos gerais, possibilitará: rastrear obras de arte, documentando a sua proveniência e incorporação através de inventários, testamentos, catálogos de leilões e outros; determinar as circunstâncias da aquisição, definindo o perfil do gosto; identificar os agentes do mercado: peritos, dealers e casas leiloeiras; estudar o percurso das várias obras identificadas, desde a sua conceção até à atualidade, considerando mudanças de proprietário e alterações sofrida pelas próprias peças no exercício de ações de peritagem (danos, intervenções de conservação e restauro, etc.).