Criado nos anos de 1950, o Instituto de História da Arte veio agregar a investigação e o ensino da História da Arte no seio da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa. A formação oferecida foi, gradualmente, evoluindo desde as duas disciplinas opcionais (História da Arte Geral e História da Arte Portuguesa e Ultramarina), a uma pré-especialização em História da Arte, a que se seguiu a criação de uma Variante de História da Arte do Curso de História e, mais recentemente, a uma Licenciatura em História da Arte, correspondendo ao 1ºciclo de estudos.
A continuidade é assegurada por um 2º ciclo de estudos que confere o grau de Mestre em Arte, Património e Teoria do Restauro, ao qual se segue um curso de Doutoramento com dois ramos de especialidade, respectivamente, em História da Arte e em Ciências do Património e Teoria do Restauro.
A formação sólida nesta área do saber é assegurada por um corpo docente especializado e empenhado na I&D, procurando responder aos desafios da sociedade atual.
Visão
Oferecer um ensino moderno da História da Arte, numa perspetiva globalizante e integrada, estimulado por uma sólida base de I&D ao serviço do conhecimento da conceção, produção e usufruto da Obra de Arte e da sua salvaguarda.
Missão
Numa sociedade global, a História da Arte deverá desempenhar um papel basilar na compreensão dos valores históricos e artísticos próprios de cada comunidade, sublinhando as particularidades e diversidades que constituem a riqueza cultural da Humanidade, a preservar, sob pena da perda de identidade individual e coletiva.
Objectivos
Oferta de formação científica em História da Arte, através de três ciclos de estudos (Licenciatura, Mestrado e Doutoramento)
Transmissão de conhecimentos gerais de História da Arte, numa formação ao longo da vida, através de uma diversidade de cursos livres e breves.
Estimular a I&D no domínio da História da Arte e na aplicação às solicitações da sociedade nas áreas da gestão integrada do património artístico, dos mercados da arte, da conservação e restauro, do antiquariato, da museologia e do turismo cultural.