Imprimir
Apresentação

O ARTIS - Instituto de História da Arte da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa (ARTIS-IHA) é uma unidade de I&D financiada pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia (UID/EAT/04189/2019), consagrada à investigação e à formação em História da Arte e Cências do Património, cuja força impulsionadora são os investigadores e as ideias.

Organiza-se em 6 núcleos – História da Arquitetura, Az - Rede de Investigação em Azulejo, Estudos de Arte Contemporânea, Artes Decorativas, História das Coleções e Mercados de Arte e Patrimónios Interculturais. Com uma equipa de 29 investigadores integrados e 40 doutorandos, conta também com a colaboração de vários profissionais, investigadores externos e estudantes de diversos ciclos de estudos, caraterizando-se pelo empenho na formação pós-graduada, pelo trabalho em rede - através de parcerias interdisciplinares com instituições e empresas -, e por uma aposta no diálogo científico e na divulgação do conhecimento, tanto a nível nacional como internacional.

O ARTIS-IHA tem como principal área científica de atividade a História da Arte, entendida enquanto disciplina autónoma ainda que suscetível de articulação com outros saberes, na medida em que se assume como um vasto campo de conhecimento que estuda as obras e o património artístico no curso da história, na busca das suas memórias acumuladas e dos seus sentidos estéticos profundos.

Atualmente edita duas revistas de história da arte anuais, a ARTIS - Revista de História da Arte e Ciências do Património (impressa), e a ARTis ON (online) (esta última dá continuidade aos Cadernos de História da Arte), que permitem dar visibilidade às atividades e investigações desenvolvidas na unidade de I&D, mas também de autores de outras instituições nacionais e estrangeiras.

O ARTIS-IHA é hoje uma unidade de investigação privilegiada no domínio da História da Arte, detendo o Az Infinitum, o único sistema de indexação de azulejo existente em Portugal, e uma nova ferramenta de estudo de colecções - a base de dados ORION - Coleções e Colecionadores de Arte em Portugal -, disponibilizando aos seus investigadores e alunos infraestruturas metodológicas capazes de organizar a investigação, de a potenciar e de projectar os resultados em livre acesso.

Tendo como áreas de trabalho fundamentais a História da Arte, o ARTIS-IHA desenvolve investigação fundamental e investigação aplicada, cuja estratégia geral para 2025-2029 revela o compromisso em produzir conhecimento de excelência, oferecer formação de alta qualidade e contribuir substancialmente para a sociedade. Para tal, o ARTIS procura atualizar-se face às tendências da História da Arte, e ao modo como hoje se produz e dissemina conhecimento, recorrendo a ferramentas digitais e técnicas inovadoras, enquanto estabelece colaborações entre disciplinas e em diferentes geografias.

O ARTIS abraça projectos de longo alcance, que ultrapassam em muito a mera digitalização do património, assumindo-se com uma UI capaz de construir ferramentas de trabalho para uma investigação estruturada e actualizada, com múltiplas potencialidades de crescimento. Enquanto gere e dinamiza as suas plataformas digitais, publicações, conferências e outros eventos, o ARTIS envolve-se ativamente com comunidades académicas globais através de publicações de alto impacto e iniciativas internacionais, numa ação estratégica que será continuada nos próximos anos.