Imprimir
Eventos

AzLab#76: O azulejo como cocriação de espaço público em Portugal e no Brasil
AzLab#76: O azulejo como cocriação de espaço público em Portugal e no Brasil
25 de Maio de 2022 | 18h00 [hora de Lisboa - UTC+1] | plataforma Zoom [sessão em português]

 

No próximo AzLab, Marluci Menezes analisa o papel do azulejo no âmbito de um conjunto de experiências cocriativas em espaço público, a partir de iniciativas que aconteceram tanto em Portugal como no Brasil. A não perder!
 
 
Inscrições através do Google forms ou por e-mail (redeazulejo@letras.ulisboa.pt).
 
Uma vez agendada a sessão, cada participante receberá o link e uma password.

Ler mais

CFP | ARTIS - REVISTA DE HISTÓRIA DA ARTE E CIÊNCIAS DO PATRIMÓNIO Nº 10 (2022): Fotografia e História da Arte | 15 DE JUNHO DE 2022
CFP | ARTIS - REVISTA DE HISTÓRIA DA ARTE E CIÊNCIAS DO PATRIMÓNIO Nº 10 (2022): Fotografia e História da Arte | 15 DE JUNHO DE 2022

pub: 08 de Fevereiro de 2022


Tema: Fotografia e História da Arte
 
Editor: Clara Moura Soares
 
O próximo número da ARTIS - Revista de História da Arte e Ciências do Património, do Instituto de História da Arte da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, será dedicado à importância da fotografia para a História da Arte.
 
Sendo a arte, essencialmente, imagem, a expansão do processo fotográfico e a possibilidade desta poder circular rápida e livremente teve como consequência a divulgação e a globalização das obras de arte. As fotografias transformaram-se, assim, num poderosíssimo veículo de transmissão de imagens de obras de arte permitindo, através delas, a rápida difusão do conhecimento, da investigação, do estudo e, até, da comercialização tanto das obras de arte, como das próprias imagens. 

Masterclass com Jem Southam
Masterclass com Jem Southam
3 de Maio de 2022 | 18h30-20h00 | Anfiteatro III, Faculdade de Letras


Jem Southam, conceituado fotógrafo a nível mundial, com trabalho exposto em galerias na Europa, EUA e Reino Unido, incluindo o V&A Museum em Londres, estará em Portugal no próximo mês de maio.
 
A sua vinda a Portugal é patrocinada pelo Atelier de Lisboa, que está a organizar em parceria
com o ARTIS-FLUL (Instituto de História da Arte da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa), uma Masterclass com o fotógrafo sobre o seu trabalho artístico.
 
A sessão terá lugar no anfiteatro III da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, no próximo dia 3 de maio, terça-feira, das 18h30 às 20h00. A entrada é gratuita e aberta ao público.

Ler mais

Congresso "Hot Art, Cold War: a arte dos EUA e Portugal, 1945-1990"
Congresso "Hot Art, Cold War: a arte dos EUA e Portugal, 1945-1990"
27 e 28 de Abril de 2022 | Sala de Congresso 1 | Fundação Calouste Gulbenkian


Esta conferência aborda as relações artísticas entre Portugal e os Estados Unidos da América no ambiente conturbado da Guerra Fria e da transição da ditadura de Salazar para o regime democrático. As trocas entre os contextos artísticos português e norte-americano neste período raramente têm sido alvo de análise. Um dos objetivos da conferência é avaliar as diferentes perspetivas com que os artistas, críticos, curadores e os públicos em geral descobriram e se relacionaram com a arte dos EUA.O congresso irá ainda analisar o impacto dos artistas e movimentos norte-americanos na prática artística portuguesa e estabelecer paralelismos e afinidades entre os artistas dos dois países. 

Este evento tem como ponto de partida a antologia Hot Art, Cold War - Southern and Eastern European Writing on American Art, 1945-1990, editada por C. Hopkins e I.B. Whyte (Routledge, 2020), uma iniciativa do periódico Art in Translation, patrocinada pela Terra Foundation for American Art.   

Ler mais

AzLab#75: Chromaz: a history of the colours in Portuguese azulejos
AzLab#75: Chromaz: a history of the colours in Portuguese azulejos
20 de Abril de 2022 | 18h00 [hora de Lisboa - UTC+1] | plataforma Zoom [sessão em inglês]


Em Abril mergulhamos no mundo da cor! 
 
Os investigadores do projecto ChromAz - The Chromatic Journey of the Portuguese Azulejo apresentam os principais objectivos desta investigação multidisciplinar, que pretende traçar uma história da azulejaria portuguesa através da cor, estudando a evolução cromática e descobrindo as receitas de produção.
 
Que cores e tonalidades caracterizaram a paleta azulejar até meados do século XVIII? Que pigmentos foram usados e como eram produzidos? Seriam estes pigmentos diferentes dos usados em outras produções europeias? Como evoluíram as cores e a tecnologia ao longo do tempo? Será possível esclarecer questões de proveniência e datação com base na composição química das cores?
 
Neste AzLab serão também partilhados alguns dos resultados iniciais obtidos ao longo do primeiro ano de trabalho. É mesmo uma sessão a não perder!
 
Inscrições através do Google forms ou por e-mail (redeazulejo@letras.ulisboa.pt)
Uma vez agendada a sessão, cada participante receberá o link e uma password

Ler mais

Nº de registos : 223 ( 1 até 5 )