Dia 26 de setembro, 17h, conferência de encerramento por Vítor Serrão, intitulada "O conceito de trans-memória artística. A tumulária portuguesa medieval e o contributo da Academia Nacional de Belas-Artes para o seu reconhecimento (alguns estudos de caso)", no Colóquio Internacional INTERVIR NA MEMÓRIA - Restauros de época moderna em Monumentos Funerários Medievais (sécs XV-XX).
Ler mais
Depois de um Séc. XVII particularmente carente e complicado, a abastança da 1ª metade do Séc. XVIII abre de novo caminho ao gosto pela Sumptuária: o Rei, a Nobreza, e o Alto Clero fazem chegar a Lisboa obras dos mais prestigiados ourives de Roma e de Paris.
Ler mais
Ricardo J. Nunes da Silva, Joana Pinho, Margarida Valla, Vítor Serrão e Fernando Grilo participam, nos dias 19 e 20 de setembro no Congresso "Património Artístico da Ordem de Cristo entre Zêzere e Tejo sécs. XVI e XV", que terá lugar entre Castelo Branco, Castelo Novo e Idanha-a-Nova.
Exposição a ser inaugurada dia 11 de Outubro, pelas 17h, no Museu da Terra de Miranda (com itinerância posterior noutros museus, incluindo o Museu Nacional de Arte Antiga, em Janeiro), organizada pela DRCN e pelo Museu da Terra de Miranda com comissariado de Vítor Serrão (ARTIS-IHA-FLUL), autor do livro-catálogo, que será lançado na mesma altura.
Ler mais
Ler mais