Imprimir
Outros

Coleções de Arte em Portugal e Brasil nos séculos XIX e XX. As Academias de Belas-Artes do Rio de Janeiro, de Lisboa e do Porto, 1816-1836: Ensino, Artistas, Mecenas e Coleções - 2016, PP. 527

Coleções de Arte em Portugal e Brasil nos séculos XIX e XX. As Academias de Belas-Artes do Rio de Janeiro, de Lisboa e do Porto, 1816-1836: Ensino, Artistas, Mecenas e Coleções - 2016, PP. 527





Índice


História das Academias

Natália Correia GUEDES
Obras de Henrique José da Silva anteriores à Presidência da Academia Imperial de Belas Artes

Sónia Gomes PEREIRA
A Academia de Belas Artes do Rio de Janeiro e a arte brasileira - encontros e desencontros

Raquel Henriques da SILVA \ Joana Oliva MONTEIRO
João Baptista Ribeiro e o pensamento museológico em Portugal 

Joana BAIÃO
Cem anos depois: a Academia Nacional de Belas-Artes. Contextos, protagonistas, ações (1932-1976)

Vítor SERRÃO 
O Inventário Artístico de Portugal da Academia Nacional de Belas-Artes (1942-2016): agentes envolvidos e estratégias de recenseamento


Ensino Artístico: Modelos e Métodos

Sofia BRAGA
A Academia de Desenho cyrilliana (1780-1796): intervenientes, obras e modelos em circulação

Ângela FERRAZ \ Leslie CARLYLE \ Rita MACEDO
O ensino da pintura nas Academias de Belas Artes de Lisboa e Porto: materiais e técnicas (1836-1910)

Teresa Leonor VALE
A Obra do escultor José de Almeida (1708-1770): entre a Academia de Portugal em Roma e a Academia de Belas-Artes de Lisboa

Michela DEGORTES
Ensino artístico no estrangeiro e relações internacionais: o caso da Academia Portuguesa de Belas-Artes em Roma

Fenanda CAMPOS
As Academias de Belas-Artes do Rio de Janeiro, de Lisboa e do Porto, 1816-1836: Ensino, Artistas, Mecenas e Coleções

Francisco QUEIROZ
A escola da Associação Industrial Portuense (1852-1854): reflexos no ensino artístico em Portugal

Maria Luísa TÁVORA
Ensino da gravura na Escola Nacional de Belas-Artes - Rio de Janeiro: afirmação como meio de expressão

Raquel AGUILAR
A comunidade artística luso-brasileira em fins do século XIX: trânsitos e diálogos


Artistas: formação nacional e pensionato no estrangeiro

Eduardo DUARTE
O escultor Franscisco de Paula Araújo Cerqueira, entre o classicismo, o academismo e o romantismo

Arthur VALLE
Os "Malhoas" da Escola Nacional de Belas-Artes do Rio de Janeiro

Maria AGUIAR \ Ana Calvo MANUEL \ António João CRUZ
As Academias e as suas implicações na representação da figura humana por Aurélia de Sousa

Maria João CASTRO
Da Academia de Belas-Artes do Porto a Capri. Fragmentos de viagem na pinura de Henrique Pousão

Fernando Rosa DIAS
Os artistas do primeiro modernismo e as bolsas para Paris

Elaine DIAS
Felix-Émile Taunay e o Prêmio de Viagem à Europa: circulação de métodos e formação na Academia Imperial de Belas-Artes brasileira (1845-1851)

Assunção MELO
Artistas: formação nacional e pensionato no estrangeiro 

Alberto MARTÍN
Sobre la formación de un escultor brasileño en París: el caso excepcional del pensionado Almeida Reis

Daniela SIMÕES \ Jorge CORREIA
A formação parisiense dos pintores portugueses do fim do século: os casos de estudo de Souza Pinto (1856-1939) e Alves Cardoso (1882-1930)


Coleções das Academias: Coleções didáticas e coleções artísticas

Alexandre MASCARENHAS
A coleção de gessos que contribuiu para o ensino na Imperial Academia Brasileira de Belas Artes a partir da chegada da Missão Francesa em 1816

Marta FRADE
O regresso da coleção de gessos à reserva técnica da Escultura da Faculdade de Belas-Artes da Universidade de Lisboa

Luísa ARRUDA
A coleção de litografia da Academia de Belas-Artes de Lisboa e o ensino do Desenho (1836-1860)

Rogéria de IPANEMA
500 anos de impressão: uma história da gravura reservada no Museu D. João VI

Foteini VLACHOU
An unidentified album of drawings at the Faculdade de Belas-Artes da Universidade do Porto: Artistic education, models and the circulation of images

Alberto FARIA
Coleção da FBAUL: memórias em desenho da antiga Academia de Belas-Artes de Lisboa

Marize MALTA
A presença de livros instrutivos sobre o decorativo na biblioteca da Academia / Escola Nacional de Belas-Artes do Rio de Janeiro

Paulo César Ribeiro GOMES
Um catálogo para consolidar e proteger

Pedro Gaurim FERNANDES
O livro como instrumento pedagógico na formação do artista. A biblioteca de arte de Husson da Câmara doada à Academia Nacional de Belas-Artes de Lisboa, no século XIX


Mecenas: Doações e outras iniciativas de proteção

Hugo XAVIER
D. Fernando II e o enriquecimento do acervo da Academia de Belas-Artes de Lisboa

Patrícia TELLES
O "chavalier Brito": mecenas acidental da Academia de Belas-Artes do Rio de Janeiro?

Maria de Aires SILVEIRA
Ferreira Chaves (1838-1899): um académico esquecido

Maraliz CHRISTO
Doações da Viscondessa de Cavalcante à Escola Nacional de Belas-Artes

 

 

Voltar