Coleções de Arte em Portugal e Brasil nos séculos XIX e XX. As Academias de Belas-Artes do Rio de Janeiro, de Lisboa e do Porto, 1816-1836: Ensino, Artistas, Mecenas e Coleções - 2016, PP. 527
Índice
História das Academias
Natália Correia GUEDES
Obras de Henrique José da Silva anteriores à Presidência da Academia Imperial de Belas Artes
Sónia Gomes PEREIRA
A Academia de Belas Artes do Rio de Janeiro e a arte brasileira - encontros e desencontros
Raquel Henriques da SILVA \ Joana Oliva MONTEIRO
João Baptista Ribeiro e o pensamento museológico em Portugal
Joana BAIÃO
Cem anos depois: a Academia Nacional de Belas-Artes. Contextos, protagonistas, ações (1932-1976)
Vítor SERRÃO
O Inventário Artístico de Portugal da Academia Nacional de Belas-Artes (1942-2016): agentes envolvidos e estratégias de recenseamento
Ensino Artístico: Modelos e Métodos
Sofia BRAGA
A Academia de Desenho cyrilliana (1780-1796): intervenientes, obras e modelos em circulação
Ângela FERRAZ \ Leslie CARLYLE \ Rita MACEDO
O ensino da pintura nas Academias de Belas Artes de Lisboa e Porto: materiais e técnicas (1836-1910)
Teresa Leonor VALE
A Obra do escultor José de Almeida (1708-1770): entre a Academia de Portugal em Roma e a Academia de Belas-Artes de Lisboa
Michela DEGORTES
Ensino artístico no estrangeiro e relações internacionais: o caso da Academia Portuguesa de Belas-Artes em Roma
Fenanda CAMPOS
As Academias de Belas-Artes do Rio de Janeiro, de Lisboa e do Porto, 1816-1836: Ensino, Artistas, Mecenas e Coleções
Francisco QUEIROZ
A escola da Associação Industrial Portuense (1852-1854): reflexos no ensino artístico em Portugal
Maria Luísa TÁVORA
Ensino da gravura na Escola Nacional de Belas-Artes - Rio de Janeiro: afirmação como meio de expressão
Raquel AGUILAR
A comunidade artística luso-brasileira em fins do século XIX: trânsitos e diálogos
Artistas: formação nacional e pensionato no estrangeiro
Eduardo DUARTE
O escultor Franscisco de Paula Araújo Cerqueira, entre o classicismo, o academismo e o romantismo
Arthur VALLE
Os "Malhoas" da Escola Nacional de Belas-Artes do Rio de Janeiro
Maria AGUIAR \ Ana Calvo MANUEL \ António João CRUZ
As Academias e as suas implicações na representação da figura humana por Aurélia de Sousa
Maria João CASTRO
Da Academia de Belas-Artes do Porto a Capri. Fragmentos de viagem na pinura de Henrique Pousão
Fernando Rosa DIAS
Os artistas do primeiro modernismo e as bolsas para Paris
Elaine DIAS
Felix-Émile Taunay e o Prêmio de Viagem à Europa: circulação de métodos e formação na Academia Imperial de Belas-Artes brasileira (1845-1851)
Assunção MELO
Artistas: formação nacional e pensionato no estrangeiro
Alberto MARTÍN
Sobre la formación de un escultor brasileño en París: el caso excepcional del pensionado Almeida Reis
Daniela SIMÕES \ Jorge CORREIA
A formação parisiense dos pintores portugueses do fim do século: os casos de estudo de Souza Pinto (1856-1939) e Alves Cardoso (1882-1930)
Coleções das Academias: Coleções didáticas e coleções artísticas
Alexandre MASCARENHAS
A coleção de gessos que contribuiu para o ensino na Imperial Academia Brasileira de Belas Artes a partir da chegada da Missão Francesa em 1816
Marta FRADE
O regresso da coleção de gessos à reserva técnica da Escultura da Faculdade de Belas-Artes da Universidade de Lisboa
Luísa ARRUDA
A coleção de litografia da Academia de Belas-Artes de Lisboa e o ensino do Desenho (1836-1860)
Rogéria de IPANEMA
500 anos de impressão: uma história da gravura reservada no Museu D. João VI
Foteini VLACHOU
An unidentified album of drawings at the Faculdade de Belas-Artes da Universidade do Porto: Artistic education, models and the circulation of images
Alberto FARIA
Coleção da FBAUL: memórias em desenho da antiga Academia de Belas-Artes de Lisboa
Marize MALTA
A presença de livros instrutivos sobre o decorativo na biblioteca da Academia / Escola Nacional de Belas-Artes do Rio de Janeiro
Paulo César Ribeiro GOMES
Um catálogo para consolidar e proteger
Pedro Gaurim FERNANDES
O livro como instrumento pedagógico na formação do artista. A biblioteca de arte de Husson da Câmara doada à Academia Nacional de Belas-Artes de Lisboa, no século XIX
Mecenas: Doações e outras iniciativas de proteção
Hugo XAVIER
D. Fernando II e o enriquecimento do acervo da Academia de Belas-Artes de Lisboa
Patrícia TELLES
O "chavalier Brito": mecenas acidental da Academia de Belas-Artes do Rio de Janeiro?
Maria de Aires SILVEIRA
Ferreira Chaves (1838-1899): um académico esquecido
Maraliz CHRISTO
Doações da Viscondessa de Cavalcante à Escola Nacional de Belas-Artes
Voltar