As preparações na pintura portuguesa. Séculos XV e XVI - 2013, pp. 306
Capa
Pormenor da tábua Repouso no Regresso da Sagrada Família do Egipto do retábulo da Igreja da Misericórdia de Almada
Índice
Vítor SERRÃO \ Vanessa ANTUNES
As Preparações na Pintura Portuguesa dos Séculos XV e XVI. Apresentação, p. 11
António CANDEIAS \ Gabriela CARVALHO
Considerações sobre o estudo de Pintura. A experiência do Laboratório José de Figueiredo, p. 1
Programa, p. 21
1ª Sessão: estratos preparatórios e sua caracterização material
Rocio BRUQUETAS
Aparejos e imprimaduras. La preparación de la pintura según las fuentes históricas españolas, p. 27
Maria José OLIVEIRA
Caracterização material da camada preparatória de pintura portuguesa por u-XRD e SEM-EDS, p. 39
Catarina MIGUEL
Estudo das formulações proteicas das camadas de preparação de um conjunto de retábulos Portugueses dos séculos XV-XVI por micro-FTIR - uma abordagem quimiométrica, p. 45
Vanessa ANTUNES
Técnicas e materiais de preparação na pintura portuguesa dos séculos XV e XVI, p. 55
João COROADO
Presença de celestite nos retábulos portugueses, p. 75
Orlando ANUNCIAÇÃO
Prospecção de Dados sobre uma Base de Dados de Pinturas Portuguesas dos séculos XV e XVI, p. 85
2ª Sessão: materiais e processos laboratoriais
Ana CALVO \ Sonia SANTOS
Del Mediterráneo al Atlántico: algunas consideraciones sobre las preparaciones de la pintura sobre tabla en la península ibérica, p. 95
José MENDES
As preparações das pinturas atribuídas a Nuno Gonçalves, p. 107
Sara VALADAS
A Pintura Flamenga em Évora no século XVI - novas perspectivas sobre a obra atribuída a Frei Carlos, p. 115
Bárbara MAIA
Obras do Grão Vasco e da sua oficina, p. 123
Mercês LORENA
O preparo na pintura flamenga em Portugal: a identificação do gesso vestigial, p. 133
Helena Pinheiro de MELO
Os estratos preparatórios nas obras do pintor eborense Francisco João (act. 1563-1595), p. 143
Agnès le GAC
As camadas preparatórias na policromia tardo-gótica do retábulo mor da Sé Velha de Coimbra, por Jean d'Ypres, p. 155
Isabel Pombo CARDOSO
As camadas preparatórias em retábulos e esculturas douradas e policromadas portuguesas, p. 16
Milene GIL
Documentários PINTURA MURAL 2D: José de Escovar no Convento de Nossa Senhora da Saudação em Montemor-o-Novo (Alentejo) (CD)
3ª Sessão: Casos de Estudo na Pintura Portuguesa dos Séculos XV e XVI
Virgínia GOMES
O Tríptico de Santa Clara - antigas e novas questões, p. 179
Teresa DESTERRO
A obra pictórica de Francisco de Campos: enquadramento histórico-artístico, p. 193
Joaquim Inácio CAETANO
Contexto histórico-artístico da pintura mural face à de cavalete: pontos de contacto, p. 203
Patrícia MONTEIRO
A pintura mural do Norte Alentejo: artistas e oficinas, p. 219
Alice ALVES
De S. Catarina... a S. Vicente. Questões em torno do levantamento de repintes na pintura portuguesa, p. 225
Ana FARINHA
A Imago Pietatis da Santa Casa da Misericórdia da Sertã, p. 235
4ª Sessão: O caso de estudo do retábulo da Misericórdia de Almada pelo pintor Giraldo Fernandes de Prado
Carmen GARRIDO
La búsqueda del efecto óptico en los fondos de la pintura, p. 251
Vítor SERRÃO \ Vanessa ANTUNES
Considerações técnicas, materiais e artísticas sobre o retábulo da Misericórdia de Almada e o seu pintor, p. 259
António SALGADO \ Joana DIAS
Análise Tecnológica dos suportes lenhosos. Análise dos processos de restauro do retábulo da igreja da Misericórdia de Almada, p. 273
Lília ESTEVES \ Alexandra LAUW \ Madalena TELES
Pinturas do século XV e XVI: uma abordagem dendrocronológica, p. 279
José Artur PESTANA
A pintura mural de Giraldo Fernandes de Prado em Évora e Vila Viçosa, p. 289
António João CRUZ
A proveniência dos pigmentos utilizados em pintura em Portugal antes da invenção dos tubos de tintas: problemas e perspectivas, p. 297
Voltar