Imprimir
Outros

Coleções de Arte em Portugal e Brasil nos séculos XIX e XX: Perfis e Trânsitos - 2014, PP. 707

Coleções de Arte em Portugal e Brasil nos séculos XIX e XX: Perfis e Trânsitos - 2014, PP. 707



Índice

Apresentação, p. 5

Coleções de Portugal e Brasil
Sonia Gomes PEREIRA
O acervo do Museu D. João VI da Escola de Belas Artes da Universidade Federal do Rio de Janeiro e a coleção Jerônimo Ferreira das Neves, p. 9 
 
Vítor SERRÃO
Mecenas e colecções em Portugal na Idade Moderna: dos Castro da Penha Verde aos Basto de Évora, e uma encomenda em Pernambuco, p. 23

Objetos de coleção
Maria João NETO
Construção e desconstrução de coleções: o mercado da Arte em Roma no período napoleónico aos olhos dos diplomatas portugueses, p. 51 

Maria Alexandrina COSTA
De Macau para Lisboa - A coleção de arte chinesa do Museu do Centro Científico e Cultural de Macau, p. 71 
 
Yacy-Ara FRONER
O acervo em marfim luso-afro-oriental no Brasil na Coleção Mário de Andrade, p. 95

Maria Fernanda LOCHSMIDT
As porcelanas chinesas do colecionador Jêronimo Ferreira das Neves, P. 109 

O mundo ao alcance da mão
Marize MALTA
Arte em casa: colecionismo de objetos em fins do século XIX no Rio de Janeiro e a coleção Ferreira das Neves, p. 123 
 
Cristina HORTA
A Cerâmica Artística das Caldas na coleção de D. Fernando II, p. 139 

Sandra LEANDRO
Lisboa olhando o Rio: vestígios da coleção fluminense de Gastão Penalva (1887-1944), p. 151 

Patrícia NÓBREGA 
O azulejo em circulação. A coleção Nepomuceno, p. 167

Coleções de outro mundo 
Maria Cristina VOLPI 
Penas para que te quero! O circuito da arte plumária não indígena brasileira nos oitocentos, p. 183 

Ana Maria COSTA et al. 
Coleção Alexandre Rodrigues Ferreira. Uma coleção, três países, quatro grandes percursos, p. 195

Aline Montenegro MAGALHÃES
Imagens do Brasil Colonial em três tempos: aquarelas e desenhos de Alfredo Norfini no Museu Histórico Nacional, p. 213
 
Vera MARIZ 
A coleção de "arte negra" de Diogo de Macedo - uma tentativa de valorização num contexto pleno de "gargalhadas" e "indiferença", p. 231
 
Legado português em museus brasileiros
Luiz MARQUES
A contribuição de D. João VI para a fundação do acervo de Pintura Italiana nas coleções públicas do Brasil, p. 249

Maria do Carmo Couto da SILVA
Esculturas portuguesas no acervo do Museu Nacional de Belas Artes (Rio de Janeiro, Brasil) e as relações artísticas entre Brasil e Portugal no final do século XIX, p. 273
 
Maraliz CHRISTO
Colecionismo no Brasil e cultura portuguesa: o Museu Mariano Procópio, p. 281
 
Rogéria de IPANEMA
O corte e a corte na coleção de estampas do museu D. João VI: a imagem de D. Pedro II, rei de Portugal, p. 291 
 
Coleções em exibição
Maria Inez TURAZZI
Arte e comemoração: coleções e colecionadores no IV Centenário do Rio de Janeiro, p. 307

Teresa NETO
Projetar para expor coleções - os pavilhões de Portugal em Exposições Internacionais entre a Primeira República e o Estado Novo, p. 317

Arthur VALLE
As Aquisições da Escola Nacional de Belas Artes do Rio de Janeiro na "Exposição de Arte Portuguesa" de 1902, p. 347

Ana Paula NASCIMENTO
Exposições e colecionismo privado: a presença dos artistas portugueses em São Paulo (1900-1930), p. 365
 
O colecionador e o mercado
Clara Moura SOARES
D. Pedro, I do Brasil, IV de Portugal - O "gosto do bello", do colecionismo e dos museus de arte: um perfil quase desconhecido do Rei-soldado, p. 381 

Hugo XAVIER
As doações do conde de Carvalhido à Academia de Belas Artes de Lisboa, p. 399 

Foteini VLACHOU
Buying Pictures from Europe: The José Relvas Collection, p. 425  
 
Estratégias de formação de acervo
Paulo César Ribeiro GOMES
A criação do Museu de Arte do Rio Grande do Sul: relato e análise de uma ação institucional na esfera pública, p. 441 
 
Joana BAIÃO
O amigo brasileiro: Luís Fernandes (1859-1922), p. 455

Giulia Rossi VAIRO
A Bem da Nação: a passagem da coleção Burnay nos museus e palácios nacionais, p. 471 
 
Fernando Jorge Artur GRILO
Colecionismo e Mercado de Arte em Portugal no início do século XX, p. 487 

Acervos e personalidades
Maria Luisa TAVORA
A coleção Monica e George Kornis no Rio de Janeiro: a gravura informal e a história da gravura moderna no Brasil, p. 505 

Frederico SILVA
Coleção Arthur Azevedo: impressões sobre um acervo, p. 517 

Carmen Regina Bauer DINIZ \ Clarice Rego MAGALHÃES
O significado da Coleção Leopoldo Gotuzzo para a produção artística de Pelotas, p. 527 
 
Claudia Matos PEREIRA
Entre o sibilar das granadas e a saudade dos minuetos: travessias entre a estética de Vieira da Silva e o olhar connaisseur - poético de Murilo Mendes, p. 539 
 
Colecionadores como historiadores da arte
Maria de Fátima MORETHY
A afirmação de um novo gosto no Brasil: as coleções de arte moderna internacional de Tarsila do Amaral e Olívia Guedes Penteado, p. 557 

José Martins CARNEIRO
Algumas coleções de arte de Ricardo Espírito Santo Silva 1900-1955, p. 573 
 
Elza AJZENBERG
A Coleção Francisco Matarazzo - Ciccillo e sua trajetória, p. 587
 
Imagem e catálogo
Maria Isabel Ribeiro LENZI
Um catálogo, muitas coleções e uma cidade: Gilberto Ferrez e a "Iconografia do Rio de Janeiro", p. 603 
 
Paulo António de Menezes Pereira da SILVEIRA
O catálogo como assunto da história da arte: um estudo de caso, p. 615 
 
João Carvalho DIAS
Os catálogos de arte e as suas imagens. Esboço de um percurso, p. 627 
 
Ana Cristina Barreto de CARVALHO \ Percival TIRAPELI
De palácio a museus: divulgação das coleções artísticas dos Palácios do Governo do Estado de São Paulo, p. 639 
 
Coleções em dificuldades
Almerinda da Silva LOPES
A Coleção de Arte Postal do Centro Cultural São Paulo, p. 653 
 
Emerson Dionísio Gomes de OLIVEIRA
Uma coleção em disputa: Abelardo Rodrigues e as identidades da arte, p. 665 
 
Adelaide DUARTE
Museu Coleção Berardo: a fragilidade de um bem público, p. 681 
 
Pedro Lapa 
Três coleções para um museu ausente, p. 699

 

Voltar