ARTis ON
ARTis ON No. 3 (edição especial)
Índice
Clara Moura SOARES
I - A extinção das ordens religiosas e a desamortização dos seus bens: os efeitos sobre o património artístico nacional
Madalena Costa LIMA
O património histórico-artístico das ordens religiosas no debate sobre a reforma dos regulares entre 1789 e 1830, pp. 8-14
DOI: https://doi.org/10.37935/aion.v0i3.88
DOI: https://doi.org/10.37935/aion.v0i3.88
Fernanda CAMPOS e Isabel ROQUE
Inventariar, arrecadar, distribuir: a formação de um novo paradigma para os bens patrimoniais religiosos no contexto das desamortizações oitocentistas, pp. 15-22
DOI: https://doi.org/10.37935/aion.v0i3.55
DOI: https://doi.org/10.37935/aion.v0i3.55
Maria do Céu TERENO, Maria Filomena MONTEIRO
Evolução diacrónico-funcional num antigo espaço religioso do século XVII em Évora - Portugal, pp. 23-32
DOI: https://doi.org/10.37935/aion.v0i3.56
DOI: https://doi.org/10.37935/aion.v0i3.56
Elsa Caeiro
Políticas e consequências da extinção das ordens religiosas no espaço urbano e envolvente da cidade de Évora - do Liberalismo à atualidade, pp. 33-39
DOI: https://doi.org/10.37935/aion.v0i3.57
DOI: https://doi.org/10.37935/aion.v0i3.57
Maria Filomena MONTEIRO, Maria do Céu TERENO
Convento dos Remédios - polo dinamizador de rede internacional de turismo religioso e patrimonial, pp. 40-47
DOI: https://doi.org/10.37935/aion.v0i3.58
DOI: https://doi.org/10.37935/aion.v0i3.58
Maria do Carmo MENDES
Da presença à memória: a extinção das ordens religiosas femininas e a desamortização do património pictórico conventual. Cinco casos de estudo na Covilhã, pp. 48-55
DOI: https://doi.org/10.37935/aion.v0i3.93
DOI: https://doi.org/10.37935/aion.v0i3.93
Vítor SERRÃO
A pintura seiscentista 'Eneias transportando Anquises na fuga de Tróia' da BNP por Diogo Pereira, pp. 56-62
DOI: https://doi.org/10.37935/aion.v0i3.60
DOI: https://doi.org/10.37935/aion.v0i3.60
Sónia DUARTE
Não desapareceu e está em sítio digno: a extinção das ordens religiosas e a redescoberta da tábua quinhentista atribuída a Gregório Lopes, outrora no convento de Santo António da Piedade de Évora, pp. 63-70
DOI: https://doi.org/10.37935/aion.v0i3.61
DOI: https://doi.org/10.37935/aion.v0i3.61
Maria Teresa DESTERRO
O conjunto pictórico oriundo da capela-mor da igreja do convento das Trinas do Mocambo: subsídios para o seu estudo, pp. 70-80
DOI: https://doi.org/10.37935/aion.v0i3.90
DOI: https://doi.org/10.37935/aion.v0i3.90
Maria Emília Vaz PACHECO
O retrato do infante D. Fernando nas Janelas Verdes (M.N.A.A.), pp. 81-87
DOI: https://doi.org/10.37935/aion.v0i3.62
DOI: https://doi.org/10.37935/aion.v0i3.62
Ágata BIGA
A coleção de arte sacra da Igreja do Carmo da Horta, pp. 88-94
DOI: https://doi.org/10.37935/aion.v0i3.63
DOI: https://doi.org/10.37935/aion.v0i3.63
Carmina Montezuma de CARVALHO, Estela RODRIGUES
Os bens do extinto convento de S. João de Deus em Lisboa, pp. 95-103
DOI: https://doi.org/10.37935/aion.v0i3.64
DOI: https://doi.org/10.37935/aion.v0i3.64
Sílvia FERREIRA
A fortuna das obras de talha de lisboa no contexto da extinção das ordens religiosas: percursos de uma herança patrimonial, pp. 104-111
DOI: https://doi.org/10.37935/aion.v0i3.65
DOI: https://doi.org/10.37935/aion.v0i3.65
Elisa LESSA
O património artístico musical do mosteiro de Santo André de Rendufe: conhecer o passado para intervir no presente, pp. 112-120
DOI: https://doi.org/10.37935/aion.v0i3.66
DOI: https://doi.org/10.37935/aion.v0i3.66
Teresa Lança RUIVO
Impressões do sagrado: estudo de uma coleção privada de registo de santos, pp. 121-128
DOI: https://doi.org/10.37935/aion.v0i3.67
DOI: https://doi.org/10.37935/aion.v0i3.67
II - Primórdios da museologia em Portugal
Helena Costa PEREIRA
Na encruzilhada da extinção das congregações religiosas: a fundação do Museu Machado de Castro, acaso ou desígnio?, pp. 130-137
DOI: https://doi.org/10.37935/aion.v0i3.68
DOI: https://doi.org/10.37935/aion.v0i3.68
Patrícia MONTEIRO
Os conventos de Portalegre e a formação do museu municipal, pp. 138-146
DOI: https://doi.org/10.37935/aion.v0i3.69
DOI: https://doi.org/10.37935/aion.v0i3.69
Virgínia Glória Abreu do NASCIMENTO
O mosteiro de Santa Clara do Funchal - a musealização de um edifício em funcionamento, pp. 147-150
DOI: https://doi.org/10.37935/aion.v0i3.70
DOI: https://doi.org/10.37935/aion.v0i3.70
Vera MARIZ
De hospital da Misericórdia a museu de arte sacra da Ilha de Moçambique (séc. XVI-1969), pp. 151-159
DOI: https://doi.org/10.37935/aion.v0i3.71
DOI: https://doi.org/10.37935/aion.v0i3.71
Ana Paula MACHADO
A propósito de três itens de inventário, pp. 160-172
DOI: https://doi.org/10.37935/aion.v0i3.72
DOI: https://doi.org/10.37935/aion.v0i3.72
Fernando GRILO
Colecionismo e integração do património monástico em Portugal no início do século XX. A Coleção José Relvas, pp. 173-185
DOI: https://doi.org/10.37935/aion.v0i3.89
DOI: https://doi.org/10.37935/aion.v0i3.89
Ricardo MENDONÇA
Os depósitos de escultura do Ministério de Obras Públicas, pp. 186-191
DOI: https://doi.org/10.37935/aion.v0i3.73
DOI: https://doi.org/10.37935/aion.v0i3.73
Hugo XAVIER
O Marquês de Sousa Holstein e a formação da Galeria Nacional de Pintura da Academia de Belas-Artes de Lisboa, pp. 192-200
DOI: https://doi.org/10.37935/aion.v0i3.74
DOI: https://doi.org/10.37935/aion.v0i3.74
Ricardo MENDONÇA
O colecionismo de escultura na Academia de Belas Artes de Lisboa, pp. 201-208
DOI: https://doi.org/10.37935/aion.v0i3.75
DOI: https://doi.org/10.37935/aion.v0i3.75
António Almeida RIBEIRO
O Museu de Imagens. património artístico nas ilustrações e textos do Archivo Pittoresco (1857-1868), pp. 209-217
DOI: https://doi.org/10.37935/aion.v0i3.76
DOI: https://doi.org/10.37935/aion.v0i3.76
Célia Nunes PEREIRA
O Carmo: de igreja a museu. 150 Anos em torno da salvaguarda do património português, pp. 218-222
DOI: https://doi.org/10.37935/aion.v0i3.77
DOI: https://doi.org/10.37935/aion.v0i3.77
III - História da conservação e restauro do património
Clara Moura SOARES, Rute Massano RODRIGUES
O restauro das pinturas conventuais à guarda da Biblioteca Nacional (1835-1913): contributos para a história da conservação e restauro, pp. 224-235
DOI: https://doi.org/10.37935/aion.v0i3.78
DOI: https://doi.org/10.37935/aion.v0i3.78
Alice ALVES
Os restauradores da coleção de pintura da Academia Real de Belas Artes de Lisboa proveniente dos conventos extintos, pp. 236-244
DOI: https://doi.org/10.37935/aion.v0i3.79
DOI: https://doi.org/10.37935/aion.v0i3.79
Teresa Pinto SILVA
Sob um sol inclemente. conservação e restauro de um painel de azulejos do séc. XVIII e sua aplicação em espaço público, pp. 245-252
DOI: https://doi.org/10.37935/aion.v0i3.80
DOI: https://doi.org/10.37935/aion.v0i3.80
Francesca PABA, Sara MARIANO, Maria José MAÇÃS, Cláudia FALCÃO, Ricardo TRIÃES
"Barros de Portalegre" - características identitárias e intervenções posteriores à produção. uma contribuição para a história do restauro, pp. 253-260
DOI: https://doi.org/10.37935/aion.v0i3.81
DOI: https://doi.org/10.37935/aion.v0i3.81
IV - "Renovar", "Recriar", "Ilustrar": as novas tecnologias na exposição e divulgação do património
Lúcia MARINHO
Santa Teresa de Jesus: projeto de exposição multimédia para a divulgação da (re)descoberta azulejar de temática teresiana no espólio do Museu Nacional do Azulejo, pp. 262-269
DOI: https://doi.org/10.37935/aion.v0i3.82
DOI: https://doi.org/10.37935/aion.v0i3.82
Dália GUERREIRO
A construção de um museu imaginário, ou a criação de um repositório de objetos do culto católico, pp. 270-276
DOI: https://doi.org/10.37935/aion.v0i3.83
DOI: https://doi.org/10.37935/aion.v0i3.83
Rosário Salema de CARVALHO, Alexandre PAIS, Ana ALMEIDA, Inês AGUIAR, Lúcia MARINHO
Do imóvel à plataforma digital. O património azulejar do Centro Hospitalar de Lisboa Central, pp. 277-284
DOI: https://doi.org/10.37935/aion.v0i3.84
DOI: https://doi.org/10.37935/aion.v0i3.84
Ana Patrícia R. ALHO
O sistema hidráulico na arquitectura sacro gótica portuguesa. base de dados, pp. 285-289
DOI: https://doi.org/10.37935/aion.v0i3.85
DOI: https://doi.org/10.37935/aion.v0i3.85
Maria Teresa AMADO
O mosteiro de Santa Maria de Pombeiro: uma luz nova com os olhos da comunidade, pp. 290-296
DOI: https://doi.org/10.37935/aion.v0i3.86
DOI: https://doi.org/10.37935/aion.v0i3.86
RESGATAR A MEMÓRIA
A Biblioteca Nacional na gestão e salvaguarda do património artístico dos conventos - roteiro da exposição, pp. 297-312
DOI: https://doi.org/10.37935/aion.v0i3.87
DOI: https://doi.org/10.37935/aion.v0i3.87
Voltar
(c) Copyright Artis
DESENVOLVIMENTO SISTEMAS DO FUTURO