Artis [s2]
NÚMERO 7-8 - 2019-2020, pp. 237
Tema: Rococó
Resumos/Abstracts
Índice
Eduardo Pires de OLIVEIRA, Joaquim Rodrigues dos SANTOS, Vítor SERRÃO
Editorial
Peter FUHRING
Rococo, pp. 10-19
Eduardo Pires de OLIVEIRA, Joaquim Rodrigues dos SANTOS
Entrevista a Myriam Ribeiro de Oliveira, pp. 20-27
Eduardo Pires de OLIVEIRA
André Soares (1720-1769): A difícil escolha entre o Rococó e o Tardobarroco, pp. 28-37
José MECO
O estilo Regência na azulejaria em Portugal, pp. 38-47
Hélder CARITA, Joaquim Rodrigues dos SANTOS
A Sala do Trono do Palácio de Queluz e o estilo Regência, pp. 48-57
A Sala do Trono do Palácio de Queluz e o estilo Regência, pp. 48-57
Diogo LEMOS
O despontar do Rococó em Portugal: O genre pittoresque e os retratos da Sala dos Tudescos do Palácio de Vila Viçosa, pp. 58-63
Raquel SEIXAS
Barroco e Rococó: Dois estilos em complemento - O Santuário de Nossa Senhora de Aires como caso de estudo, pp. 64-71
Domingos TAVARES
Desenhar na paisagem, pp. 72-79
José Carlos MENEZES
As Obras do Fidalgo em Vila Boa de Quires - Marco de Canaveses: Uma simbiose de Barroco e Rococó, pp. 80-87
Vítor SERRÃO
Uma brisa rococó na arquitectura sacra do Alentejo: A Igreja de Nossa Senhora da Assunção em Messejana e o modelo de fachada simétrica com torres rodadas, pp. 88-97
André Guilherme Dornelles DANGELO, Vanessa Borges BRASILEIRO
As fontes de divulgação do Rococó nas Minas Gerais setecentistas: Novas contribuições sobre o tema e seus agentes culturais, pp. 98-105
Isabel Mayer Godinho MENDONÇA
Estuques decorativos em Portugal e a divulgação do Rococó, pp. 106-113
João Castel-Branco PEREIRA
O Rococó nas viaturas de gala em Portugal, pp. 114-123
Luísa PENALVA, João MAGALHÃES
A arte dos Germain: A Baixela Real e influências francesas na ourivesaria rococó em Portugal, pp. 124-133
Maria da Conceição Borges de SOUSA
Tão invulgar como extraordinária: A fonte com mesa do Museu Nacional de Arte Antiga, pp. 134-139
José Vieira GOMES
Forma e informação em três retábulos de André Soares, pp. 140-147
Joaquim Rodrigues dos SANTOS
A talha rococó em Goa: Retábulos e púlpitos, pp. 148-157
Franklin PEREIRA
O Rococó nos couros artísticos (estofos, saco de ombro e frontal de altar), pp. 158-165
Patrícia COTTA
Mobiliário português do 3.º quartel do século XVIII: Rococó ou "D. José", pp. 166-173
Ana Margarida Dias da SILVA
Apontamentos para a história do traje civil rococó em Portugal, pp. 174-179
Kellen Cristina SILVA
Minerva colonial - Uma deusa rococó em terras mineiras, pp. 180-187
António Cota FEVEREIRO
A reinvenção do Rococó pela indústria de luminária francesa e alemã no último quartel do século XIX, pp. 188-199
Varia
Sylvie DESWARTE-ROSA
Um retrato de Nicolau Clenardo em Évora por António de Holanda em 1537(?), pp. 200-203
Sofia BRAGA
A geração de pintores Arte Nova em Lisboa: Francisco Vilaça, Domingos Costa e Benvindo Ceia, pp. 204-207
Sónia DUARTE
Notas para o estudo da azulejaria do refeitório do extinto Colégio de Santo António da Pedreira, em Coimbra (ca. 1760): Jan van der Straet, Maarten de Vos, Philips Galle e Raphael Sadeler I, pp. 208-211
Gonçalo de Vasconcelos e SOUSA
Assim vivia um casal da elite possidente de Mariana (Minas Gerais), nos finais de Setecentos, pp. 212-215
Sagara JAYASINGHE
Altares decorativos de igrejas missionárias oratorianas no Sri Lanka, pp. 216-219
Mayur THAKARE
Casas abandonadas: Redescobrindo as residências senhoriais portuguesas na antiga Província do Norte (1534-1739), pp. 220-223
Ramiro A. GONÇALVES
O misterioso Monsieur Lannoy: Marchand parisiense do conde de Daupias, do conde de Burnay e da rainha D. Maria Pia, pp. 224-227
Eduardo Pires de OLIVEIRA
Um estudo magistral de Marie Thérèse Mandroux-França sobre a gravura rococó em Portugal, pp. 228-231
Recensões
Sónia DUARTE
Recensão ao livro: BAETJER, Katharine - Watteau, Music, and Theater. Nova Iorque: Metropolitan Museum of Art, 2009, 148 pp., pp. 232-233
Vítor SERRÃO
Recensão ao livro: SOARES, Clara Moura - O culto a Camões e o Mosteiro dos Jerónimos: O restauro do monumento no século XIX. Lisboa: Scribe, 2019, 648 pp., pp. 234-235
Outros
Vítor SERRÃO, Maria João NETO
Evocação de Manuel Batoréo, pp. 236-237
Voltar
(c) Copyright Artis
DESENVOLVIMENTO SISTEMAS DO FUTURO