NÚMERO 6 - 2018, PP. 112
Capa: Mestre Manuel Cargaleiro, no seu atelier na fábrica Viúva Lamego, em Novembro de 2018, a desenhar os esquissos do mural azulejar que se encontra a pintar atualmente.
Fotografia de Pedro Mestre, cedida pela Viúva Lamego
Tema: Azulejo
Resumos/Abstracts
Índice
Francisco Teófilo Alfaiate BILOU
Oleiros de azulejo e malega na Lisboa quinhentista: o caso dos irmãos flamengos João e Filipe de Goes \1553-1578, pp. 10-15
Lúcia MARINHO
O azulejo e o tempo: os painéis cerâmicos que marcaram as horas a partir do século XVI, pp. 16-21
António Cota FEVEREIRO
Luiz Ferreira das Taboletas: desconstrução e construção de uma biografia, pp. 22-29
Francisco QUEIROZ
A fachada azulejada da antiga Farmácia Paiva, em Leiria, pp. 30-37
Sofia BRAGA, José MECO
Cyrillo Volkmar Machado e Pereira Júnior: uma parceria (improvável) no Canal do Palácio de Queluz, pp. 38-47
Andreia NOVO, Pedro Gaurim FERNANDES, Tiago Borges LOURENÇO
Uma lição viva e permanente. O conjunto azulejar do Conservatório Nacional de Teatro, pp. 46-53
Ana ALMEIDA
"A vez do azulejo" nas exposições universais de Paris \1937 e Nova Iorque \1939, pp. 54-61
Miguel R. P. DORIA, José Luís DORIA
Os painéis de azulejo de Lino António no Santuário de Fátima e no Instituto de Higiene e Medicina Tropical, pp. 62-71
Maria Alexandra Gago da CÂMARA, Inês LEITÃO
"Não sei pintar em azulejo!": conversa com Jorge Martins, pp. 72-79
Vera MARIZ, Rosário Salema de CARVALHO, Fábio RICARDO, Miguel Ayres de CAMPOS
Perspectivas digitais sobre os azulejos das colecções Nepomuceno e Ameal, pp. 80-87
Rosário Salema de CARVALHO
Az Infinitum - Sistema de Referência e Indexação de Azulejo, pp. 88-95
Leonor SÁ
"Projeto SOS Azulejo": um projeto interdisciplinar para a proteção e a valorização do património azulejar português, pp. 96-101
Varia
Francisco BILOU
O Órgão e o Cadeiral da Sé de Évora \1557-1562 - Duas Obras do Marceneiro e Imaginário Ascenso Dias, pp. 102-105
Ana FURTADO
O Engenheiro Marcial de Freitas e Costa: uma nova visãosobre o projectista e construtor da Catedral de Lourenço Marques, pp. 106-109
Recensões
Marta SONIUS
Recensão Crítica ao livro Une Théorie Universelle au Mille du XIXº Siècle. La Grammar of Ornament D'Owen Jones, pp. 110-111
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