NÚMERO 5 - 2017, PP. 188
Capa:
Bíblia dos Jerónimos, vol. 1.
Tema:
Renascimento(s)
Resumos/Abstracts
Índice
Maria João BONINA
A Capela Sepulcral do Cardeal D. Jorge da Costa. O Altar de Stª Catarina. Uma análise estilística e a problemática das atribuições, p.10
Sylvie DESWARTE-ROSA
Identificação do Anónimo português do Museo Cartaceo de Cassiano del Pozzo: Nicolau de Frias em Roma (1568-1570), p. 20
Fernando GRILO
Iconografia e memória no Renascimento Português: A representação escultórica do "Infante Santo" no portal da igreja de Sta. Maria de Belém e a arte de Nicolau Chanterene, p. 32
Rui MENDES
Os desenhos do Mosteiro de Nossa Senhora da Rosa de Caparica (1593-1630) e o arquitecto régio Luís de Frias Pereira, p. 42
Francisco BILOU
O Renascimento em Arronches na obra dos pedreiros-imaginários Francisco de Loreto e Pero Gomes, p. 52
Margarida La Féria VALLA
Arquitectura Militar nos Descobrimentos Portugueses: o Ensaio do Norte de África, p. 60
Francisco Merino RODRÍGUEZ
O desenvolvimento da cotagem como técnica gráfica para o controle métrico e dimensional no desenho arquitetónico nos tratados de arquitetura italianos dos séculos XV e XVI, p. 68
Francisco HENRIQUES
Metodologias geométricas na génese criativa das obras escultóricas de tipologia retabular do Renascimento em Portugal, p. 78
Vasco MEDEIROS
De Jan Van Eyck a Poggio Bracciolini - Portugal e o Renascimento Internacional (1428-1448), p. 86
Rui Manuel Mesquita MENDES
Documentos inéditos sobre Cristóvão Lopes, Cristóvão de Morais e Francisco de Holanda: Contributos para o estudo dos pintores de corte no século XVI (1550-1593), p. 94
António João CRUZ, Maria Teresa DESTERRO, Erica EIRES, Sónia COSTA, Carla REGO
Ser ou não ser Metsys: o desenho subjacente do Tríptico da Vida de Cristo, de Tomar, e a sua atribuição autoral, p. 104
Vanessa ANTUNES, Vítor SERRÃO
De Artibus In Auream Goa: O pintor Aleixo Godinho e o retrato do seu mecenas Frei Diogo de Sant?ana no antigo Mosteiro de Santa Mónica, p. 114
Vera MARIZ
"A Magnificent Work": o entusiasmo da Inglaterra vitoriana em torno do São Pedro da Sé de Viseu, Obra-Prima do Grão Vasco, p. 120
Sónia DUARTE
Em cada casa pandeyro e gayta em cada palheyro: Fontes e modelos para a representação de instrumentos musicais populares na pintura quinhentista em Portugal, p. 130
João Carvalho DIAS
Humanismo Renascentista. Livros impressos na Coleção Calouste S. Gulbenkian, p. 140
Teresa Leonor VALE
Retrato de Fr. José Maria da Fonseca Évora (1690-1752): uma miniatura romana da década de trinta do século XVIII. Os dados da investigação., p. 146
Patrícia FERRARI
O Renascer da Arte Celta nos entrelaces da Art Nouveau, p. 156
Varia
Miguel PORTELA
O Retábulo da Misericórdia de Figueiró dos Vinhos e os Mestres Pintores António Rodrigues e Fernão Rodrigues (1573-1575), p. 166
Mafalda de Noronha WAGNER
O quadro do 2º marquês de Vagos - a "chave" do enigma, p. 168
Teresa NETO
Monserrate Revisitado: uma exposição evocativa da Coleção Cook em Portugal, p. 172
Recensões
Joaquim Rodrigues dos SANTOS
Recensão crítica ao livro Braga de/ by André Soares
Vítor SERRÃO
Recensão a Joaquim Garrida ´El retaule major cinccentista de Sant Iscle i Santa Victòria de Dosrius: les restes del naufragi´ (2017). As primeiras obras identificadas do pintor português João Baptista - 1565, p. 178
António Filipe PIMENTEL
Recensão crítica ao livro The Art of the Valadiers
Vera MARIZ
Recensão crítica ao livro Praxis de la restauración monumental durante el desarrollismo en Extremadura (1959-1975), p. 184
Outros
Ana Paula Rebelo CORREIA
Roger Van Schoute (16/2/1930-10/5/2017), O professor
Voltar