Número 9-10 - 2010-2011, pp. 534
Capa:
P.V.P.: 25 euros
Índice
APRESENTAÇÃO, p.13
Sylvie DESWARTE-ROSA
Athanase Raczynski au Portugal, 1842-1848, p.19
J.M. Simões FERREIRA
Sobre a Origem Divina da Arquitectura no Hino ao Templo Enninu (Cilindros A e B de Gudea de Lagash), Seguido de um Excurso - A Sacralidade da Arquitectura: Rituais de purificação e consagração da Edificação, p.93
Carla Varela FERNANDES
Construção imagética do herói-martir. O caso de D. Rodrigo Sanches, p.109
Jorge FONSECA
O mecenato de D. Isabel Henriques, marquesa de Montemor, no mosteiro de Santa Paula de Sevilha, p.125
Daniel SANTANA; Jorge Justo PEREIRA
Subsídios para o estudo da escultura quatrocentista portuguesa: a imagem de Santa Ana de Tavira à luz do exame de tomografia computorizada, p.133
Luís Manuel Mendonça de CARVALHO; Francisca Maria FERNANDES
Exotica Naturalia - O Enigma do Coco-do-mar, p.153
Hugo Miguel CRESPO
«lhe nam faltou mais que não nasçer Rei»: splendore et magnificentia no «tesouro» e guarda-roupa do infante D. Luís, p.163
Raúl Sampaio LOPES
Une peinture portugaise du XVIe siècle par Diogo de Contreiras (actif entre 1521 et 1562) ou son atelier au Haggerty Museum of Art de l'Université Marquette, à Milwaukke, dans le Wisconsin (États-Unis), p. 187
Vítor SERRÃO; João Miguel Antunes SIMÕES
O testamento inédito do pintor Diogo de Contreiras (1563), p.207
Pedro FLOR
Dois Retratos de Corte no Palácio Nacional de Sintra, p.213
Joana Balsa de PINHO
A capela do Monte de Francisco de Holanda em Camarões (Almargem do Bispo) - novos elementos, p.225
Filipa Raposo CORDEIRO
O futuro do painel quinhentista de Thomás Luis: valorização cultural e prevenção, p.241
Franklin PEREIRA
Os couros de arte e a parede ornamentada - contaminação estética e cultural, p.279
Susana Varela FLOR
As relações artísticas entre pintores a óleo e de azulejo perspectivadas a partir da oficina de Marcos da Cruz (a.1637-1683), p.291
Agnès Le GAC
Novo olhar sobre a obra de Frei Cipriano da Cruz, a propósito de duas esculturas de Nossa Senhora da Conceição, p.309
Inês Afonso LOPES
Imagem-objecto: Sinestesias da matéria com a mente - As imagens dos Santos Negros da Igreja de Santa Clara do Porto, p.359
Mário Henriques Z. CABEÇAS
Cyrillo Volkmar Machado em Elvas. As pinturas da Sala das Sessões dos antigos Paços do Concelho (1779), p.373
Vera Félix MARIZ
A Capela de Nossa Senhora de Fátima na Igreja de Santo Eugénio em Roma (1942-1951), p.389
Maria Emilia Vaz PACHECO
Da complexidade da percepção artística: a verdade na representação do visível. Alguns Contributos para um Pensamento Renovado sobre a Pintura, p.399
Isabel Cristina Ferreira FERNANDES
O restauro de castelos em Portugal (anos 30-60 do séc. XX), p.421
Nuno SACRAMENTO; Maria BISPO
Manual do Lugar: Observatório das Idiossincrasias dos Lugares. Conceito, Propósito e Metodologia, p.455
VÁRIA
Mário Henriques Z. CABEÇAS
Tomás de Barros, autor dos azulejos da Sala do Consistório no antigo Hospital da Santa Casa da Misericórdia de Elvas (actual Museu de Arte Contemporânea de Elvas), p.471
Joanna LATKA
Enigma da obra s / n.º 150 da colecção do Museu Chiado. Identificação de uma gravura de Rui Pimental nos acervos do Museu Chiado, p.477
AGENDA; RECENSÕES; PROJECTOS
Provas Académicas Defendidas no IHA (2010-2011), p.491
Projectos Científicos em curso de investigação no IHA, p.495
Projecto sobre A camada de preparação invisível e a sua influência na pintura portuguesa dos séculos XV e XVI: uma questão a resolver, p.497
Vanessa ANTUNES
Análise não-invasiva de pintura - um presente promissor, p.501
Ana Duarte RODRIGUES
Tratados de Arte em Portugal. Primeira notícia sobre a database, p.503
Congresso Internacional «A herança de Santos Simões: Novas perspectivas para o estudo da Azulejaria e da Cerâmica», p.515
Ciclo de conferências: Recepção de Vitrúvio e recepção da teoria da arquitectura na idade moderna: sécs. XV-XVI, p.516
Recensão a Neuberger, Hans 1970. Climate in art. Weather, por Ana Maria Costa, Vítor Serrão e Luís M. Carvalho, 517
Recensão a Scultura barocca italiana in Portogallo, de Teresa Leonor M. Vale, por Vítor Serrão, p.522
Isabel Costa LOPES
Wassily Kandinsky, Do espiritual na arte uma obra com o tempo da arte, p.525
Recenção a Rodrigues, J. M. (coord.), Teoria e Crítica de Arquitectura - Século XX, por J.M. Simões Rodrigues, p.531
Voltar