PrintArt - Busca e indexação em bases de dados de imagens artísticas
Projeto financiado no âmbito do Concurso para Projectos de I&D em todos os Domínios Científicos - 2008 da Fundação para a Ciência e a Tecnologia - PTDC/EEA-CRO/098822/2008
Investigador responsável:
João Paulo Salgado Arriscado Costeira
Instituição proponente:
Instituto Superior Técnico (IST/UTL)
Instituições participantes:
Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa (FL/UL)
Unidade de Investigação Principal:
Instituto de Sistemas e Robótica - Lisboa (ISR Lisboa/IST/UTL)
Investigadores:
Ricardo da Silveira Cabral
Gustavo Henrique Monteiro de Barros Carneiro
João Pedro Antunes de Oliveira Monteiro
Manuel Ricardo de Almeida Rodrigues Marques
Maria do Rosário Salema Cordeiro Correia de Carvalho
Data de início do projeto: Janeiro de 2010
Data de fim do projeto: Novembro de 2013
Financiamento global:
190.980,00 euros
Sumário:
O objectivo deste projecto é comparar gravuras com painéis de azulejo. Actualmente, as bases de dados de imagens artísticas são organizadas utilizando estruturas de classificações produzidas por historiadores da arte. Estas estruturas são compostas por um vocabulário de palavras-chave, que são utilizadas na descrição das imagens artísticas. Em geral, estas estruturas não levam em consideração os seguintes pontos: 1) relações indirectas que possam existir entre imagens da base de dados, e 2) representação quantitativa das características de imagens. Portanto a segunda inovação desta proposta é um novo modelo probabilístico que leva em consideração os dois pontos acima.
Essencialmente, o modelo é composto por dois grafos. Um grafo de semelhanças entre imagens, onde semelhanças são calculadas usando estruturas de classificação artísticas e léxicas, além das características globais, locais e de pose das imagens. O outro grafo relaciona as imagens com as palavras-chave presentes no vocabulário da estrutura de classificação de imagens artísticas. Estes dois grafos podem ser utilizados para descobrir novas relações entre imagens e palavras-chave que nunca foram determinadas anteriormente pelos historiadores da arte. Isto significa que este modelo promoverá uma nova organização das bases de dados de imagens artísticas.
A realização deste projecto permitirá uma investigação mais eficiente das bases de dados de imagens artísticas dado que o processo de análise será mais rápido devido a sua menor dependência em relação aos especialistas para a classificação de trabalhos artísticos. Outra consequência importante da realização deste projecto é o descobrimento de novos conhecimentos existentes nas bases de dados de imagens artísticas. Finalmente, prevemos um estreitamento das relações entre os campos da ciência e das artes através da realização deste projecto, o que representaria uma importante consequência que beneficiaria ambos os campos no futuro.
Ligação ao website da FCT - resumo do projeto
Ligação ao website oficial do projeto
Voltar