Imprimir
Projectos Nacionais

MAGISTER. Arquitetura tardo-gótica em Portugal: protagonistas, modelos e intercâmbios artísticos (séc. XV-XVI)


Projeto financiado no âmbito do Concurso para Projectos de I&D em todos os Domínios Científicos - 2010 da Fundação para a Ciência e a Tecnologia - PTDC/EAT-HAT/119346/2010
[ARTIS - instituição proponente]


Investigador responsável:
Fernando Jorge Artur Grilo
 
Instituição proponente:
Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa (FL/UL)
 
Instituições participantes:
Instituto Politécnico de Castelo Branco (IPCB)
Centro de Investigação em Território, Arquitectura e Design (CITAD), Universidade Lusíada
Escola Superior de Artes Aplicadas (ESART/IPCB)
 
Unidade de Investigação Principal:
Instituto de História da Arte (IHA/FL/UL)
 
Investigadores:
Ana Patricia Rodrigues Alho
Filipe Alexandre Duarte González Migães de Campos
Ricardo Jorge Nunes da Silva
Joana Maria Balsa Carvalho de Pinho
Begoña Alonso Ruiz
Juan Clemente Rodríguez Estévez
 
Data de início do projeto: 2011
Data de fim do projeto: 2015
 
Financiamento global:
59 773,00 euros
 
Sumário:
Sabemos desde há muito, com base em investigação de arquivo, que o momento tardo-gótico português deve ser entendido na sua matriz peninsular e europeia, uma vez que os mestres protagonistas da renovada abordagem à arte de edificar em Portugal são, no período que estudamos, maioritariamente provenientes de Burgos, Sevilha, Toledo, mas também de França e da Flandres. 
Assim considerando, o projeto MAGISTER investiga, com base documental e bibliográfica, em primeiro lugar a mobilidade dos mestres em questão, ou seja, a. os mecanismos de contratação e de organização de estaleiro que permitiram essa fluidez peninsular, b. perceber o modo como viajam esses mestres, c. que contactos mantêm entre "companhas", d. como são aliciados a abandonar o estaleiro em que laboram para demandar outras paragens. Interessa também estudar cada um dos mestres, a. quanto à sua proveniência e formação, b. quanto ao seu estatuto profissional, c. quanto às relações que cultivam no seu meio profissional com os seus contratadores e o meio artístico em que de novo se inserem. Pretende-se assim 1. traçar o perfil biográfico e documental alargado dos principais protagonistas da arquitetura tardo-gótica portuguesa e 2. explicitar uma complexa teia de relações, que está intuída mas nunca antes sistematicamente investigada, 3. revelar uma geografia da viagem peninsular, a. entre estaleiros, b. entre proveniências e c. entre formações técnicas.
 
Ligação ao website da FCT - resumo do projeto

 

 

 

Voltar

Lista de Projectos Nacionais