Imprimir
Projectos Nacionais

CuCa_RE: Curar e Cuidar_reabilitar


Projeto financiado no âmbito do Concurso para Projectos de I&D em todos os Domínios Científicos 2014 da Fundação para a Ciência e a Tecnologia - PTDC/ATP­-AQI/2577/2014
[ARTIS - instituição participante]


Sumário:
Este projecto tem como objectivo estudar os edifícios da saúde construídos em Portugal no século XX e o seu papel na política de saúde, considerando os desafios do futuro resultantes dos desenvolvimentos tecnológicos e médicos, bem como a necessidade de promover um ambiente construído sustentável. A rede e as infraestruturas da saúde são garante da civilização. Alvo de permanentes alterações para responder às necessidades da saúde, estes edifícios serão em breve transformados, desactivados ou até mesmo demolidos.

Nos últimos cinquenta anos, a pobreza e a fome diminuíram significativamente, na medida em que se assistiu a progressos decisivos na saúde e na educação. Isto foi possível graças ao compromisso da modernização com o desenvolvimento científico e tecnológico. No entanto, este impressionante progresso foi também causador de efeitos extremamente nocivos. O esforço de renovar o mundo a partir de estruturas pré-existentes caminha no sentido oposto à vontade da novidade permanente que ainda domina o comportamento social dominante. Numa perspectiva histórica, cultural e social, o desenvolvimento de técnicas adequadas à reabilitação, conservação e a um ambiente construído sustentável, implica uma reflexão sobre os edifícios da saúde. Para além disso, é necessário desenvolver uma perspectiva global no que respeita à complexidade do cuidar e curar no século XXI, de forma a abordar a questão da sustentabilidade muito para além dos seus limites materiais, de forma a considerar as grandes questões sociais relacionadas com conceitos culturais, sentimentos de pertença ou valores de identidade.

Efectivamente, o património reconhecido como um recurso estratégico implica o entendimento dos seus aspectos simbólicos, sociais, económicos e ambientais.Nesse sentido, esta pesquisa é dirigida para as estratégias de intervenção considerando quer a conservação quer a reutilização. Para responder aos actuais parâmetros de conforto, segurança e restrições legais, este projecto irá avaliar a tolerância à transformação dos edifícios de saúde, considerando os valores de identidade e autenticidade.

Uma vez que a saúde se tornou tema central no debate político, é fundamental que arquitectos, engenheiros e urbanistas se preparem para acompanhar a medicina e as ciências sociais na procura de uma nova agenda programática, disciplinar e política que responda adequadamente às inovações da ciência médica e da tecnologia. Esta temática necessita de ser encarada no panorama nacional, através de uma análise abrangente capaz de identificar estudos de casos que permitam avaliar da possibilidade de reabilitação das infraestruturas como uma ferramenta para a promoção de uma vida melhor. Por essa razão, este projecto intitula-se: "CuCa_RE, Curar e Cuidar, reabilitar".

Financiamento: 
Fundação para a Ciência e a Tecnologia - FCT

Referência: 
PTDC/ATP­-AQI/2577/2014

Data de início: 01-01-2017
Data de fim: 31-01-2020

Instituição principal:
CERIS - Investigação e Inovação em Engenharia Civil para a Sustentabilidade

Instituições participantes:
Administração Central do Sistema de Saúde, I.P.
Centro de Estudos Sociais, Universidade de Coimbra
Direção Geral do Património Cultural
Docomomo Internacional
ARTIS - Instituto de História da Arte, Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa
Fundação Calouste Gulbenkian
Santa Casa da Misericórdia de Lisboa

Investigador responsável:
Ana Tostões

Equipa:
António Rodrigues
Clara Moura Soares
Daniela Antunes
Eduardo Nuno Brito Santos Julio
João Paulo Mendes de Seiça da Providência Santarém
Jorge Miguel Silveira Filipe Mascarenhas Proença 
José Bandeirinha
José Maria Lobo de Carvalho
M. Glória Gomes
Maria João Baptista Neto
Ricardo Silva
Sandra Vaz Costa 

 

 

 

Voltar

Lista de Projectos Nacionais