Imprimir
Eventos

Colóquio | Sephardic book art of the 15th century [A arte do livro sefardita do século XV]

Colóquio | Sephardic book art of the 15th century [A arte do livro sefardita do século XV]
Biblioteca Nacional de Portugal | 25-27 de fevereiro de 2015
pub: 28 de novembro de 2014

Este colóquio internacional é dedicado a debater uma série de questões relacionadas com os códices hebraicos peninsulares (sefarditas) produzidos no século XV. Serão discutidos temas envolvendo a dimensão artística destes manuscritos, bem como temas relacionados com a sua materialidade, nomeadamente em termos codicológicos e paleográficos. De igual modo, será debatido também o destino destes manuscritos após a conversão forçada ou expulsão dos judeus da Ibéria entre 1492 e 1498.


Ao longo dos três dias do colóquio serão apresentadas vinte e uma comunicações por vários especialistas, entre os quais se destacam os diversos oradores convidados: Andreina Contessa, Javier del Barco, Katrin Kogman-Appel, Maria Teresa Ortega Monasterio, Sarit Shalev-Eyni, Shalom Sabar e Sonia Fellous.

Este colóquio assinala também a inauguração de uma exposição na Biblioteca Nacional de Portugal dedicada ao livro judaico português (dia 26 de Fevereiro), e marca a conclusão do projeto de investigação financiado pela Fundação para a Ciência e Tecnologia intitulado Iluminura Hebraica em Portugal durante o século XV.

---

Os manuscritos sefarditas do século XV têm recebido menos atenção por parte dos historiadores de arte e dos codicólogos do que os manuscritos sefarditas dos séculos anteriores. Por um lado, existe a ideia de que, devido à opressão sofrida pelos judeus sefarditas, especialmente na segunda metade do século XV, a sua produção cultural e artística foi realizada num processo de declínio social e económico, donde resultaria uma arte mais pobre e desinteressante. Por outro lado, os investigadores estão principalmente preocupados com a análise de manuscritos que sinalizam o surgimento do livro sefardita iluminado durante a primeira metade do século XIII, ou com manuscritos onde surgiu e se desenvolveu a arte narrativa sefardita, durante o século XIV, especialmente na Catalunha. Deste modo, a maior parte da investigação sobre o livro sefardita, incluindo as questões relativas à interação cultural e artística, têm sido direcionadas, principalmente, para os séculos XIII e XIV. A maior parte desses estudos exploraram a ideia de "convivência" cultural e confessional, além de incidirem sobre a apropriação de motivos artísticos e iconográficos islâmicos e cristãos por parte de artistas e encomendantes sefarditas. No entanto, nos últimos tempos tem-se desenvolvido um interesse crescente pelos manuscritos sefarditas do século XV. Estudos publicados por investigadores como Katrin Kogman-Appel, David Stern ou Andreina Contessa têm destacado a relevância cultural e artística desses manuscritos, renovando estudos anteriores, sendo neste espírito que se enquadra a presente iniciativa.


Mais informações: http://hebrewilluminationinportugal.weebly.com/conference-2015.html


 

Voltar

Lista de Eventos