Imprimir
Eventos

Apresentação de livro | A Colecção de Prataria Sacra da Igreja de Santo António dos Portugueses em Roma

Apresentação de livro | A Colecção de Prataria Sacra da Igreja de Santo António dos Portugueses em Roma
Roma, Salão Nobre do Instituto Português de Santo António, 6 de outubro 2014
pub: 2 de outubro de 2014

No Salão Nobre do Instituto Português de Santo António em Roma terá lugar a apresentação do livro de Teresa Leonor M. Vale A Colecção de Prataria Sacra da Igreja de Santo António dos Portugueses em Roma / La Collezione di Argenti Sacria della Chiesa di Sant'Antonio dei Portoghesi in Roma, publicado pela Gangemi Editore com o apoio do IPSAR e sob o alto patrocínio de S.E. o Embaixador de Portugal Junto da Santa Sé. A apresentação ficará a cargo do Professor Aldo Vitale, investigador da história da ourivesaria, ourives, membro de uma família de ourives desde há quatro gerações.


A obra apresentada ainda que não tendo como objetivo, empreender uma análise exaustiva de todas as peças de prata de carácter sacro pertencentes à igreja de Santo António dos Portugueses de Roma, efetua porém uma primeira abordagem de tal acervo, de molde a trazê-lo ao conhecimento do público e despertar assim o eventual interesse de outros especialistas, bem como proporcionar uma primeira análise das peças mais relevantes que tivemos ocasião de observar e estudar, proporcionando também o acesso a um primeiro inventário (que se deseja em permanente atualização e incremento).
 
Começando por uma abordagem genérica do conjunto de peças de prata de carácter sacro pertencentes à igreja de Santo António dos Portugueses de Roma, tecendo breves considerações acerca do seu significado e função e procurando facultar acerca dessas peças o que pode considerar-se ser a informação essencial para a sua correta identificação, o texto concentra de seguida atenções nas peças consideradas excecionais, das quais se efetua uma análise mais detalhada, para depois dar notícia das obras já existentes mas entretanto desaparecidas e das quais conseguimos apurar informação, com base na pesquisa arquivística empreendida, sobretudo no Arquivo do Instituto Português de Santo António e no Archivio di Stato di Roma.

Em anexo apresentam-se todos os documentos considerados importantes, bem como uma planta da igreja e gravuras que, mais do que uma função estritamente ilustrativa, desempenharão um papel complementar ao corpo de texto veiculando um tipo de informação que só a imagem assegura. Por outro lado, e de molde a assegurar uma maior proximidade entre texto e imagem, optou-se por integrar um conjunto de fotografias no final de cada capítulo.

Ainda do conjunto de anexos fazem parte quadros, nos quais se sistematiza informação relativa à globalidade do acervo, a qual não podendo ser considerada periférica ou irrelevante, resultaria fastidiosa se apresentada em texto, assegurando, desse modo, uma desnecessária saturação do mesmo.
Finalmente, integra o presente estudo, sempre como anexo, um conjunto de fichas de inventário das obras mais relevantes no âmbito do acervo de prataria sacra da igreja de Santo António dos Portugueses, as quais devem ser lidas em articulação com o Quadro 2, do qual consta a totalidade das peças identificadas. Tais fichas, tendo em conta que as peças a que se reportam não poderiam ser alvo de um tratamento exaustivo em texto, viabilizam o acesso a informação mais circunstanciada a um público leitor mais interessado.
 
www.viadeiportoghesi.org e www.gangemieditore.it

 

Voltar

Lista de Eventos