ORATORIANOS NO CEILÃO: LEVANTAMENTO DAS IGREJAS ORATORIANAS COM INFLUÊNCIA PORTUGUESA NO SRI LANKA
29 de março de 2023 | Lisboa, Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa > sala C135.A | 17h00
Conferência de Joaquim Rodrigues dos Santos (ARTIS - Instituto de História da Arte, Faculdade de Letras, Universidade de Lisboa), no âmbito do Programa de divulgação de ciência e de formação de investigadores.
Em 2018 foi iniciado o projeto de investigação Oratorianos no Ceilão: Levantamento das igrejas oratorianas com influência portuguesa no Sri Lanka, financiado pela Fundação Calouste Gulbenkian e desenvolvido no ARTIS-IHA/FLUL; a equipa de projeto contava com investigadores de diversas universidade provenientes de vários países.
Quando o projeto se estava a iniciar, era notório o desaparecimento do património edificado por um conjunto de padres provenientes de Goa, filiados na Congregação do Oratório de São Filipe Néri e que tinham a particularidade de serem padres brâmanes goeses. O seu intuito foi, seguindo os passos de São José Vaz, o de providenciar assistência espiritual aos católicos do Ceilão e evangelizar os povos da ilha. Durante mais de um século e meio foram sendo enviadas para a ilha missões oratorianas goesas, até à extinção das ordens religiosas em 1834.
O projeto Oratorianos no Ceilão permitiu desvendar, levantar e dar a conhecer este património até então praticamente desconhecido e, mais importante ainda, desenvolveu um conjunto de acções de sensibilização para a salvaguarda deste património único. Estas ações permitiram não só parar o processo de demolição, desvirtuação ou ruína que ameaçava as igrejas, como potenciou até a possibilidade de classificação como património nacional.
Voltar