Imprimir
Eventos

AzLab#38 | «Do casulo à residência artística: artistas na fábrica Viúva Lamego»

AzLab#38 | «Do casulo à residência artística: artistas na fábrica Viúva Lamego»
14 de março de 2018 | FLUL, sala 5.2 | 18h00

O próximo AzLab será dedicado aos espaços de trabalho individuais disponibilizados pela fábrica aos ceramistas, de meados do século XX até à atualidade. 

Em meados do século XX, a Viúva Lamego disponibilizava aos ceramistas espaços de trabalho individuais na fábrica. Os artistas chamavam-lhes ?casulos?! Jorge Barradas, Querubim Lapa, Cecília de Sousa e Manuel Cargaleiro foram alguns dos ceramistas que tiveram um ?casulo?. Actualmente, a Viúva Lamego continua a criar condições para receber residências artísticas.

Este AzLab, que começa com uma abordagem histórica aos ?casulos?, conduzida pela investigadora Ana Almeida, pretende contar a história dos artistas na fábrica, prolongando-se até aos dias de hoje na voz de Maria Ana Vasco Costa, que conta na primeira pessoa a sua experiência de trabalho na Viúva Lamego e como é ter uma residência artística na fábrica no início do século XXI.

Para preparar o AzLab#38 visitámos a Viúva Lamego nas suas actuais instalações, na Abrunheira, e conversámos com Manuel Cargaleiro. Não percam a publicação de alguns excertos desta interessante entrevista conduzida pela Patrícia Nóbrega e pela Inês Leitão, as nossas enviadas especiais!
 
Convidados:
Ana Almeida [Az - Rede de Investigação em Azulejo (ARTIS-IHA, FLUL)]
Maria Ana Vasco Costa [Artista]
 
Moderador:
Inês Leitão [Az - Rede de Investigação em Azulejo (ARTIS-IHA, FLUL)]

Mais informações:
Blog do AzLab

 

Voltar

Lista de Eventos