Maria Alexandra Trindade Gago da Câmara
Historiadora de Arte. Doutorou-se em História de Arte Moderna na Universidade Aberta em 2001, onde é professora auxiliar com agregação e vice-coordenadora do Mestrado em Estudos do Património no Departamento de Ciências Sociais e de Gestão. Leciona várias unidades curriculares de História da Arte Portuguesa e Património Artístico.
É investigadora integrada do Centro de História da Arte e Investigação Artística (CHAIA) da Universidade de Évora. Atualmente integra o Laboratório Associado para a Investigação e Inovação em Património, Artes,Sustentabilidadee Território IN2PAST na linha temática - Museus, Monumentos e suas Coleções.
Tem como principais áreas de investigação os séculos XVII e XVIII nas Artes Decorativas aplicadas e Arquitetura no Barroco português, destacando-se a Azulejaria e ainda as Humanidades Digitais. Neste âmbito tem publicado diversos estudos e livros e, realizado conferências no estrangeiro e em Portugal assim como a participação em diferentes colóquios e congressos.
É Investigadora integrada em diferentes projetos:DIGITHUM (Digital Humanities) - LE@D - Laboratório de Educação a Distância e E-Learning da Universidade Aberta: «DIGITALIZANDO LA FIESTA BARROCA. Reconstrucciones virtuales del ornato efímero en España y Portugal» e o recente projeto de investigação financiado pela Fundação da Ciência e Tecnologia: Santos Corpos | Um Atlas dos Corpi Santi em Portugal Holy Bodies | An Atlas of the Corpi Santi in Portugal.
Ciência Vitae
ORCID
Scopus Author ID: 35182596800
Voltar