Imprimir

Teresa Sande Lemos

Teresa Sande Lemos


Doutoranda em História da Arte na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, como bolseira da Fundação para a Ciência e Tecnologia (BD.2020.05029), ramo PATRIMONIUM - Ciências do Património e Mercados da Arte. A sua tese tem como título, As coleções de mobiliário da rainha D. Maria II e do rei D. Fernando II nos palácios reais, é orientada pela Professora Doutora Maria João Neto (ARTIS-IHA/FLUL) e coorientada pelo Dr. Miguel Cabral Moncada, especialista na área do mobiliário.
Mestre em Arte, Património e Teoria do Restauro pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, (2015) com a tese O leilão da coleção Arroyo e o Mercado de Arte em Portugal no final da Monarquia, orientada pela Professora Doutora Maria João Neto (ARTIS-IHA/FLUL). Pós-graduada em Peritagem do Mobiliário e Licenciada em Conservação e Restauro na Escola Superior de Artes Decorativas da Fundação Ricardo Espírito Santo Silva.
Desenvolveu atividade profissional na área da conservação e restauro de mobiliário e lecionou cadeiras de conservação e restauro.
Os seus interesses de investigação centram-se na área do mobiliário. Tem desenvolvido, e publicado, estudos na caracterização, diagnóstico e análise das várias tipologias de mobiliário, tendo particular relevância o estudo das madeiras, das técnicas construtivas e decorativas, das ferragens e ferramentas.

Ciência Vitae

 

 

 

Voltar