Diana Gonçalves dos Santos
Diana Gonçalves dos Santos (1980) é Historiadora de Arte, especializada em História da Arte Portuguesa. Técnica Superior na Direção Regional dos Assuntos Culturais/ Governo dos Açores (Angra do Heroísmo, ilha Terceira) é Doutorada em História da Arte Portuguesa (2014), Mestre em História da Arte em Portugal (2008), Pós-graduada em Recursos Patrimoniais (2004) e Licenciada em História da Arte (2003) pela Universidade do Porto. Foi bolseira da Fundação para a Ciência e a Tecnologia, apoio fundamental ao aprofundamento das suas aptidões técnicas e científicas no campo da História da Arte: foi-lhe atribuída uma bolsa de investigação (2005) num projeto dedicado ao inventário da azulejaria portuguesa do século XVIII, e uma bolsa de doutoramento (2009-2012) que apoiou o desenvolvimento da sua tese dedicada ao tema «Azulejaria de Fabrico Coimbrão (1699-1801). Artífices e Artistas. Cronologia. Iconografia.». Paralelamente ao seu percurso académico, entre 2003 e 2014, trabalhou como freelancer em diversos contextos associados a estudos e projetos museológicos, conservação de património cultural e turismo cultural, integrando equipas multidisciplinares. Em 2015, ruma à Região Autónoma dos Açores para abraçar um novo desafio profissional ao serviço do ARQUIPÉLAGO - Centro de Artes Contemporâneas, na ilha de São Miguel, para o qual contribui na fase de instalação e sequentes quatro anos de atividade, principalmente como coordenadora do serviço de exposições e conservadora da coleção de arte daquela instituição.
Apesar da dedicação que votou em boa parte do seu percurso académico ao estudo da azulejaria, particularmente à produção de Coimbra do século XVIII, interessa-se, de igual modo, por outras expressões artísticas fora do quadrado.
Conta com vários trabalhos publicados, sob a forma de artigos em revistas científicas, capítulos de livros da especialidade e catálogos de exposições. Tem sido oradora em encontros científicos, formadora em cursos da sua área profissional, assim como tem concretizado diversos trabalhos de curadoria de exposições de arte.
É investigadora integrada do ARTIS - Instituto de História da Arte da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, desde 2013.
CIENCIA VITAE
Voltar