Artis [s1]
No. 7-8 (2009), pp. 566 [esgotado]
Capa:
Aparição do Anjo a Zacarias, do pintor maneirista Simão Rodrigues, princípio do século XVII (Col. particular)
P.V.P.: 25 euros
Índice
APRESENTAÇÃO, pela Comissão Redactorial, p.11
Vítor SERRÃO
Pedro David Ribeiro SIMÕES
António de Oriol e TRINDADE
Luís M. ARAÚJO
P.V.P.: 25 euros
Índice
APRESENTAÇÃO, pela Comissão Redactorial, p.11
Vítor SERRÃO
A História da Arte em Portugal e a consciência do estudo e salvaguarda do Património histórico-cultural, p.17
J.M. Simões FERREIRA
J.M. Simões FERREIRA
A Teoria da Arquitectura na Epopeia de Gilgamés, p.21
Rogério Ferreira de SOUSA
Rogério Ferreira de SOUSA
A função do amuleto cordiforme nas representações funerárias do ritual de purificação no antigo Egipto, p.33
Miguel Ferreira dos SANTOS
Miguel Ferreira dos SANTOS
O Portal da Igreja de Nossa Senhora da Conceição Velha. Da Ornamentação de Grottesche à Representação da «Mater Omnium», p.43
Pedro FLOR
Pedro FLOR
Notas sobre Jorge Afonso e o Mestre da Charola de Tomar, p. 73
Pedro David Ribeiro SIMÕES
O Inferno: uma «Allegoria dos condenados ás pennas eternas tirada de uma das Comedias de Dante» patente no Museu Nacional de Arte Antiga, p.79
António de Oriol e TRINDADE
Sobre a génese e a geometria das escadarias em caracol do século XVI em Portugal: o processo conceptual, p. 101
Maria Teresa DESTERRO
Maria Teresa DESTERRO
O retábulo da capela de Santa Catarina de Alpedrinha, p.131
Vítor SERRÃO
Vítor SERRÃO
Quatro telas desconhecidas do pintor maneirista Simão Rodrigues, p.145
Jorge FONSECA
Jorge FONSECA
Novos elementos sobre a construção da igreja de Santa Maria de Setúbal, p.159
Andreas GEHLERT
Andreas GEHLERT
Um retábulo da época da Guerra dos Trinta Anos, conservado no Museu Nacional de Arte Antiga, em Lisboa, p.169
João-Maria NABAIS
João-Maria NABAIS
A arte do retrato n'As Meninas de Velásquez: um estudo breve de semiologia na pintura, p.181
Susana Varela FLOR
Susana Varela FLOR
O Mosteiro da Madre de Deus na série de gravuras da cidade de Lisboa de Dirk Stoop (1662), p.199
Margarida VALLA
Margarida VALLA
A Vila Juromenha: o paradigma da Restauração, p. 207
Sónia Talhé AZAMBUJA
Sónia Talhé AZAMBUJA
A linguagem simbólica da natureza na pintura Seiscentista Portuguesa, p.235
Joaquim Rodrigues dos SANTOS
Joaquim Rodrigues dos SANTOS
As Portas de Jerusalém Celeste: proposta de síntese formal para as fachadas de duas torres na arquitectura religiosa portuguesa entre os séculos XVI e XVIII, p.255
Vítor dos REIS
Vítor dos REIS
O Teatro do Universo: representação e ilusão nas Máquinas Celestiais da Capela de São Teotónio, em Alcáçovas, p.281
Madalena Costa LIMA
Madalena Costa LIMA
Um projecto interrompido ou a demanda de uma solução? Santa Engrácia entre a morte de João Antunes e o dealbar do Liberalismo, p.297
Teresa Leonor M. VALE
Teresa Leonor M. VALE
A estátua de Nossa Senhora da Conceição da Patriarcal de Lisboa e a eleição de modelos pictóricos para obras de escultura, num texto de João Frederico Ludovice, p.317
Daniel SANTANA
Daniel SANTANA
Diogo Tavares e o acrescentamento da igreja de Nossa Senhora do Carmo de Faro (1742), p.333
Miguel Figueira de FARIA
Miguel Figueira de FARIA
A colecção de retratos de Diogo Barbosa Machado, p. 361
António João CRUZ
António João CRUZ
Os materiais usados em pintura em Portugal no início do século XVIII, segundo Rafael Bluteau, p.385
Barbara ANIELLO
Barbara ANIELLO
O poeta e o pintor: Sena e Turner. Questões de ekphrasis, p. 407
Alice Nogueira ALVES e Paulo FERREIRA
Alice Nogueira ALVES e Paulo FERREIRA
Debaixo do chão. Novos dados sobre o sistema hidráulico do Mosteiro de Santa Maria da Vitória - Batalha, p.437
Clara Moura SOARES
Clara Moura SOARES
As portas de madeira da igreja do Mosteiro de Santa Maria de Belém: materiais e mestres à luz de novos documentos, p.457
Ana Teresa Moreira BRAGA
Ana Teresa Moreira BRAGA
Alterações iconográficas e temáticas como resultado de intervenções de restauro em pintura e escultura policromada, p.479
NOTÍCIAS
Colóquio Internacional As Matérias da Imagem: Antigos receituários e tratados portugueses para preparação de pigmentos aplicados na pintura, p. 521
Projecto «As Matérias da Imagem: os pigmentos na tratadística portuguesa entre a Idade Média e 1850 / The materials of the image: pigments on Portuguese treatises from the Middle Ages to 1850», p.523
Provas Universitárias do IHA-FLUL, p.526
Protocolos/Parcerias estratégicas: acordo de cooperação, p.528
VÁRIA e RECENSÕES
Joaquim Inácio CAETANO
Uma pintura mural renascentista na igreja de S. Pedro de Tarouca, p.535
NOTÍCIAS
Colóquio Internacional As Matérias da Imagem: Antigos receituários e tratados portugueses para preparação de pigmentos aplicados na pintura, p. 521
Projecto «As Matérias da Imagem: os pigmentos na tratadística portuguesa entre a Idade Média e 1850 / The materials of the image: pigments on Portuguese treatises from the Middle Ages to 1850», p.523
Provas Universitárias do IHA-FLUL, p.526
Protocolos/Parcerias estratégicas: acordo de cooperação, p.528
VÁRIA e RECENSÕES
Joaquim Inácio CAETANO
Uma pintura mural renascentista na igreja de S. Pedro de Tarouca, p.535
Luís M. ARAÚJO
Da Pré-História à Arte Egípcia, p. 547
Da Arte Mesopotâmia à Pré-Helénica, p.553
A Mitologia na Arte, p.557
Ancient Egypt, p.559
Arte e Memória, p.562
Barbara ANIELLO
Barbara ANIELLO
Vieira da Silva, un élan de sublimation. Um percurso iniciático através da sua obra, p.565
Back
(c) Copyright Artis
DESENVOLVIMENTO SISTEMAS DO FUTURO