Print
Artis [s1]

No. 5 (2006), pp. 221 [esgotado]

No. 5 (2006), pp. 221 [esgotado]



Capa: 
Pormenor da estátua jacente do túmulo de Bartolomeu Joanes, séc.XIV (Sé de Lisboa)
P.V.P.: 15 euros



Índice

Editorial, p. 9
 
Pedro de Abreu MALHEIRO
A Esfinge de Guiza. Indagação do seu significado e função no contexto do Império Antigo, p. 17

Paulo Almeida FERNANDES
Antes e depois da Arqueologia da Arquitectura: um novo ciclo na investigação da Mesquita-Catedral de Idanha-a-Velha, p. 49

Carla Varela FERNANDES
Proposta de identificação de um jacente medieval: O Infante D. João, p. 73

J. M. Simões FERREIRA 
Arquitectura, teoria, utopia, e morte, em Alberti, p. 89

Ricardo SILVA
A abóbada da capela-mor da igreja de N.ª S.ª do Pópulo das Caldas da Rainha. Construção e filiação, p. 105

Joaquim Inácio CAETANO
400 anos a fingir, ou os acabamentos nas paredes dos edifícios dos séculos XV e XVI, p. 125

Luís Alberto CASIMIRO
Da representação perspéctica à projecção horizontal: um novo olhar sobre a pintura do Renascimento, p. 145
 
Madalena Costa LIMA
A "Circuncisão" da igreja de Nossa Senhora da Luz de Carnide, p. 157
 
Marco Daniel DUARTE
Simbólica e ritualidade na mesa régia a partir do "Banquete de Herodes" de Gregório Lopes, p. 187

Rui Oliveira LOPES
Fundamentos da Imagem Cristã. Em torno de uma conceptualização e uso da imagem na arte ocidental, p. 207

Vítor SERRÃO
A Igreja-Salão de Monsaraz (1560-1561) e os seus artistas: da empreitada de Mateus Neto à traça de Manuel Pires, arquitecto das obras do Cardeal D. Henrique, p. 217

Teresa Leonor M. VALE
As Estátuas de Santo Antão do Tojal. Contributo para um panorama da importação de escultura barroca genovesa para Portugal, p. 237
 
José Manuel B. López VÁSQUEZ
Ni avaros en las experiências ajenas, ni liberales en las propias: moralejas de los Caprichos 9 y 10 de Goya, p. 271

Clara Moura SOARES
De maneirista a neomanuelina: propostas oitocentistas de alteração estilística da capela-mor de Santa Maria de Belém, p. 287

Luís AIRES-BARROS
O Barão d'Eschwege: de Intendente-geral das Minas e Metais do Reino a engenheiro-arquitecto do Palácio da Pena, p. 315
 
Carlos MORGADO
Christiano Cruz. O outro lado do espelho, p. 327

Andrés Luque TERUEL
Picasso, primeiras esculturas en Málaga, La Coruña y Barcelona, en 1886 a 1899, p. 359

Francisco de Almeida DIAS
O diálogo das artes no feminino: Fernanda de Castro e Sarah Affonso, duas mulheres de grandes maridos, p. 393

Maria BISPO e Sílvia CÂMARA
O lugar do Plinto. Nexo, propósito e devir, p. 423

PROJECTOS EM CURSO
António João CRUZ
Para que serve à História da Arte a identificação dos pigmentos utilizados numa pintura?, p. 445

Lécio LEAL e Lília SILVA  
Inventário histórico-artístico do concelho de Macedo de Cavaleiros - Anuário 2006, p. 463

Luís Urbano AFONSO e Patrícia MONTEIRO
Uma nota sobre Mestre Jácome, pintor régio de D. João I, p. 471
 
Nuno GRANCHO
A colecção de tecidos coptas na Fundação Manuel Cargaleiro, p. 481
 
Maria João NETO e Clara Moura SOARES
A conclusão das «obras de Santa Engrácia» 40 anos depois. Um projecto interdisciplinar para o estudo do monumento, p. 487
 
ACTIVIDADES DO IHA
Notícia a respeito do I Curso Livre de História da Arte sobre Obras-Primas, p. 499
Notícia sobre o Congresso Internacional Out of the Stream, p. 499
Dissertações de Mestrado e Doutoramento em História da Arte/FLUL, p. 500

RECENSÕES
Nuno Simões RODRIGUES
Mitos e Lendas da Roma Antiga (Lisboa, 2005), p. 505
 
António BRANCAGLION JR.
Tempo, matéria e permanência: O Egito na Coleção Eva Klabin Rapaport (Rio de Janeiro, 2001), p. 508
 
Zahi HAWASS
Tutankhamun and the Golden Age of the Pharaohs (Washington, 2005), p. 510
 
VÁRIOS
Arte de la Antigüedad. Salas del Museu Nacional de Bellas Artes (Cuba, 2006), p. 511

 

Back

Lista de revistas