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"De artibus in auream Goa": preparando a imagem. Transcontextualidade no século de ouro da pintura portuguesa


O projeto procura desenvolver um inventário artístico para a Arquidiocese de Goa, estudando em moldes histórico-artísticos e científico-laboratoriais alguns dos núcleos fundamentais da pintura dos séculos XVI e XVII existentes em Goa, tanto a de origem reinol como a de produção local.
[ARTIS - Unidade de Investigação Principal]



Apresentação  |  Presentation

[PT]
O século XVI foi o século de ouro da pintura portuguesa. Considerando neste contexto o papel predominante da oficina régia de Lisboa é de destacar a actividade do pintor régio Garcia Fernandes e da sua oficina de pintura. Este pintor destaca-se dos artistas coevos não só pela sua técnica pictórica particular mas igualmente por se tratar dos poucos pintores que há conhecimento de ter produzido obras para a Índia, conforme o atesta o seu próprio testemunho em documentação coeva, sendo a sua obra reconhecida nas pinturas que poderão ter constituído um altar anterior dedicado a Santa Catarina, na sé de Goa, património artístico que contribuiu para o célebre epíteto de "Goa dourada (auream Goa)", pelo trabalho entalhado e dourado dos seus retábulos.

Estando já definida a importância da camada de preparação como caracterizadora das diferentes oficinas de pintura nacionais (validada pelo projecto "A Camada de preparação invisível e a sua influência na pintura portuguesa dos séculos XV e XVI (PTDC/EATHAT/100868/2008)"). O seu estudo é da maior relevância e será, como tal, contemplado particularmente neste trabalho.


[ENG]
The 16th century was the "Golden age" of Portuguese painting. In this context the royal Lisbon workshop. workshop played a predominant role, where the activity of the royal painter Garcia Fernandes and his workshop can be distinguished. This painter stands out from the coeval artists not only for his particular pictorial technique but also because as one of the few painters to be known for having produced works for India, as confirmed by his own testimony in coeval documentation. His work is recognized in the paintings that constituted the first main altar devoted to Santa Catarina, in Goa Cathedral, artistic patrimony that contributed to the famous epithet "Golden Goa" (auream Goa) due to its carved and gilded work of its altarpieces.

The importance of the ground layer to characterize the different workshops of national painting has already been defined (validated by the project "The invisible ground layer and its influence in portuguese painting of the 15th and 16th centuries (PTDC / EAT-HAT / 100868/2008)"). Its study is of major relevance and will therefore be especially addressed in this work.




Principais Objectivos  |  Main Goals:

[PT]
Pretende-se contextualizar a influência da oficina régia de Lisboa e da sua técnica pictórica para além de território nacional, como produto de uma confluência cultural e miscigenação artística, conceito definido neste projecto com o termo "transcontextualidade da matéria". Objectiva-se assim analisar a transcontextualidade das matérias pictórica e preparatória e a sua influência como constituinte da pintura retabular nas distintas regiões, incluindo territórios da expansão portuguesa além-mar nos séculos XVI e XVII. Com este intuito, propomo-nos identificar possíveis recursos de matéria-prima regional destas preparações por meio de instrumentos metodológicos adequados a este objectivo, explorando a colecção de pintura do Museum of Christian Art (MOCA), em Goa. A relação artística e tecnológica da pintura nacional com a pintura indo-portuguesa será estabelecida recorrendo à caracterização mineralógica e química através de métodos de exame e análise. Uma vez identificadas as analogias entre as pinturas de ambos os países, estabelecer-se-ão prioridades para uma futura metodologia de intervenção de conservação e restauro dessas obras. Este projecto revela-se assim como uma oportunidade de excepção para confirmar a influência estilística e tecnológica da oficina régia de pintura na comunidade artística local. 


[ENG]
We intend to contextualize the influence of the royal Lisbon workshop and its pictorial technique, beyond national territory, as a product of a cultural confluence and artistic miscegenation, a concept defined in this project with the term "material transcontextualization". We will evaluate the trans-contextualization of the pictorial and ground layers and their influence as a constituent of altarpiece paintings in the different regions, including the territories of Portuguese expansion overseas in the 16th and 17th centuries. We propose to identify regional sources of raw material for these ground layers through methodological tools suitable for this purpose, exploring the painting collection of the Museum of Christian Art (MOCA) in Goa. The artistic and technological relationships between national and indo-Portuguese paintings, by mineralogical and chemical characterization, will also be carried out by complementary methods of analysis. Once the analogies between the paintings of both regions are identified, priorities for a diagnosis of their conservation state and future intervention methodology will be established. Therefore this is an exceptional opportunity to ascertain the stylistic and technological influence of the royal painting workshop in the local artistic community.

Duração | Duration 
12 meses / 12 months (Jan. 2017 - Dec. 2017)

Financiamento | Funding:
Fundação Calouste Gulbenkian

Instituição Proponente  |  Principal Contractor:
Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa (FLUL)

Unidade de Investigação Principal  |  Main Research Unit:
ARTIS - Instituto de História da Arte (ARTIS-IHA)

Instituições Participantes  |  Participating Institutions:
Instituto Politécnico de Tomar (IPT)
Museum of Christian Art (MOCA), Convent of Santa Monica, Goa
Laboratório de Instrumentação, Engenharia Biomédica e Física da Radiação (LIBPhys), Universidade Nova de Lisboa
Laboratorio HERCULES - Herança Cultural Estudos e Salvaguarda, Universidade de Évora


Coordenação  |  Coordination: 
Vítor Serrão

Investigador Principal  |  Principal Researcher:
Vanessa Henriques Antunes 

Equipa  |  Team:
Alda Sofia Pessanha de Sousa
António José Estevão Grande Candeias
João Paulo Pereira Freitas Coroado
Maria Luisa Dias de Carvalho de Sousa Leonardo
Marta Cunha Monteiro Manso
Mónica Esteves Reis
Vanessa Henriques Antunes
Vitor Manuel Guimarães Verissimo Serrão

 

 

 

 

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